Aula recreativa e muitos sonhos na inauguração da Área de Lazer do Dall´Orto

 

Rafael dos Santos Faria, 11 anos. Valentina Rangel dos Santos, 9 anos. Daniel Augusto Silveira, 10 anos. O que essas três crianças têm em comum? A paixão pelo futebol. Eles são bons de bola e bons na escola. E juntamente com outras crianças participaram na tarde desta terça (10/09), da aula recreativa de inauguração da Área de Lazer do Jardim Dall´Orto. Com a revitalização do espaço pela Prefeitura de Sumaré em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Dall´Orto (AMD), a partir de agora as crianças do bairro contarão com o Projeto Escolinhas Esportivas da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer.

As obras de revitalização da área de lazer contaram com pintura dos vestiários, e cuidados no gramado do campo e na quadra. “Essas parcerias tanto com as Associações Amigos de Bairro como escolas e a iniciativa privada são fundamentais para que possamos expandir o Projeto Escolinhas Esportivas e atender as crianças de todas as regiões de Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O presidente da Associação, José Sumida, comemorou a parceria. “A diretoria da AMD está contente com o resultado. Quando a Prefeitura ofereceu a proposta de parceria e se prontificou a revitalizar a área, prontamente aceitamos, por ser algo que vai beneficiar a comunidade, especialmente as nossas crianças”, comentou.

A atividade foi prestigiada pelos pais, que agradeceram a iniciativa. “Minha filha Larissa tem 10 anos e além de amar o futebol, está com começo de Diabetes. A médica recomendou atividade física, e a escolinha de futebol veio a calhar”, explicou Maurício Costa.

Para Daiane Silva Noberto, mãe de Vinicius Henrique, de 9 anos, o futebol é a paixão do filho. “O esporte ajuda a criança a se desenvolver, e combate o sedentarismo. Daí é unir o útil ao necessário, incentivar o filho a praticar o esporte que gosta, que é o futebol”.

Ao todo, o Projeto Escolinhas Esportivas deve contemplar, num primeiro momento, 150 crianças. As fichas foram distribuídas no CAIC Dall´Orto. As aulas serão ministradas pelos professores Ederson Pires e José Vitor Palomo, e, por enquanto, serão mistas, em dois horários, e divididas por faixa etária: das 15h às 16h, e das 16h às 17h, até formar as equipes. Inclusive, quando o número de meninas for suficiente será montado um time só com elas.

 

PROJETO SOCIAL

O Projeto escolinhas Esportivas propicia a prática do esporte ao mesmo tempo em que disciplina e reforça a importância da socialização, ou seja, ensina a limitação de cada um e a necessidade de se respeitar o espaço do outro. Esta primeira aula inaugural foi recreativa, para que as crianças pudessem se interagir.

E é no campo e com a bola nos pés que os pequenos craques revelam seus sonhos. Afinal, uns garantem que esse é apenas o começo. Entre os meninos, três princesinhas também mostram que conhecem bem a arte, já que no país do futebol o esporte cresce entre o público feminino e atraí novas adeptas. A pequena Valentina Rangel dos Santos, corintiana e fã de Marta – camisa 10 da Seleção Brasileira – é um exemplo. Determinada, a menina disse que ama futebol, e que espera jogar profissionalmente quando crescer. “Espero jogar igual ou melhor do que a Marta”.

O goleiro Rafael dos Santos Faria de 11 anos ficou feliz em poder participar da escolinha de futebol. “Sempre quis ser goleiro, e estar aqui hoje é muito bom”, explica o fã de Júlio Cesar, e que também sonha ser profissional um dia.

O flamenguista Daniel Augusto Silveira, de 10 anos, não esconde a felicidade de estar em campo. E, claro, de afirmar que se inspira em Gabriel Barbosa, o famoso Gabigol. “Tudo que quero é jogar pelo Flamengo quando crescer”.