Connect with us

Nossa Cidade

Aulas da rede municipal de ensino de Sumaré têm início dia 3 de fevereiro

Publicado

em

As aulas da rede municipal de ensino de Sumaré começam na próxima segunda-feira (3) para cerca de 22 mil alunos. E com muitas novidades. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a instalar ar condicionado nas salas de aula. Também foram adquiridos novos computadores para a área administrativa e laboratórios de informática das 39 unidades escolares. Novos brinquedos foram instalados nos parquinhos infantis. A administração municipal está concluindo, em parceria com o Estado, a obra da EM Maria Luisa Cia Medeiros, do Bordon, e deve assumir a construção da escola do Jardim Orquídea – que tinha sido iniciada pelo Estado, neste caso, a unidade será municipal – além de ter iniciado as obras da EM do Jardim Lucélia, e a ampliação e reforma da EM do Parque Residencial Regina. Destaque ainda para a continuidade dos projetos especiais: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim e Parque dos Animais. Outra novidade fica por conta da aula de empreendedorismo na grade curricular deste ano. Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, continuará também em 2020, atendendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

Desde o início do mês, todas as unidades escolares vêm recebendo manutenção e limpeza para oferecer mais conforto e segurança aos alunos. A EM Martha Smolli Domingues, localizada no Jardim Basilicata, Região do Picerno, por exemplo, está sendo reformada. A Prefeitura já efetuou a troca do telhado e das janelas da cozinha, e está ampliando o refeitório da unidade. “A educação é uma de nossas prioridades e nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes. Temos investido forte do Ensino Infantil ao Ensino Médio, tanto na parte estrutural quanto pedagógica, e reforçado as ações que têm dado resultado”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Neste ano, a Prefeitura de Sumaré passa a oferecer na grade curricular a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, em outubro do ano passado com o Sebrae, prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos.

Será uma aula semanal sobre o tema dentro da proposta do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), programa do Sebrae-SP, criado com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além de praticar o espírito de coletividade. Dessa forma, o curso aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Essa parceria com o Sebrae fortalece ainda mais a nossa rede municipal de ensino, que já é referência em muitos projetos. Essa é também a oportunidade de qualificar, inclusive de agregar essa formação ao currículo dos professores”, destacou o prefeito.

O curso incentiva comportamentos empreendedores na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma. Ou seja, visa despertar a discussão, a responsabilidade e o comportamento empreendedor. “Aprender sempre é um bom negócio e essa é uma excelente oportunidade que a Prefeitura de Sumaré oferece aos alunos da rede municipal ao implantar a cultura empreendedora na grade curricular”, comentou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia.

Os professores receberam formação específica e os alunos ganharão os materiais didáticos, elaborados e cedidos pelo Sebrae. A educação deve atuar como instrumento de transformação e de incentivo à quebra de paradigmas e no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. E o que é importante, o curso se adequa à realidade da escola e dos alunos. O JEPP considera a autonomia do estudante tanto no quesito aprendizagem como no favorecimento ao desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Essa visão está em consonância com os quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

PROEB

Já nas escolinhas do Proeb (Programa de Educação Básica) as aulas começaram no último dia 27. O programa é totalmente custeado com recursos municipais, sendo investidos cerca de R$ 26,6 milhões ao ano. Ampliado em 2019, a partir deste ano, são 75 escolas conveniadas com a Prefeitura, atendendo 5.928 crianças em período integral. Desde que assumiu a gestão, o prefeito Luiz Dalben aumentou 1.380 vagas no programa. “Nosso compromisso é garantir atendimento e ensino de qualidade, além de um ambiente escolar acolhedor e seguro às nossas crianças. Continuamos trabalhando para fortalecer o Ensino Infantil e oferecer uma Educação de excelência às nossas crianças e adolescentes”, comentou o Chefe do Executivo.

Cidade Mirim de Trânsito

Investir na formação cidadã das crianças é essencial para a construção de uma sociedade cada vez melhor. A Cidade Mirim de Trânsito é uma réplica das vias comuns existentes nas cidades, mas em menor dimensão, para que as crianças possam aprender, de forma bastante divertida, as regras do trânsito. No espaço, os alunos trafegam pelas vias com bicicletas ou triciclos – sempre utilizando itens de segurança pessoal, como capacete, cotoveleiras e joelheiras. Eles aprendem sobre a sinalização de solo, placas, semáforos, normas e conceitos, sendo estimulados, desde cedo, para atitudes positivas e seguras com relação ao trânsito. Além de trafegarem pelas vias, as crianças recebem outras atividades pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Entre elas, está a exibição de vídeo educativo, que busca sensibilizar os pequenos com relação à segurança pessoal e coletiva no trânsito.

CEAV

Pequenas atitudes geram grandes transformações! O CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada) é uma área verde localizada ao lado da Escola Municipal José de Anchieta, dedicado exclusivamente à conscientização das crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. O espaço possui uma variedade de plantas e árvores, muitas delas nativas, hortas, jardim sensorial, mini orquidário, pomar, plantações de leguminosas e ervas medicinais, área de compostagem, além de uma sala pedagógica e quiosques em meio à natureza para que as crianças possam realizar as atividades pedagógicas propostas pela Secretaria Municipal de Educação. No local, os alunos são incentivados desde cedo a adotar hábitos que promovam a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais e o respeito a todas as formas de vida. Além das escolas, o espaço do CEAV é utilizado por grupos de escoteiros nos finais de semana, que também ensinam valores como o respeito, a disciplina, fazer o bem ao próximo e cuidar do meio ambiente.

Parque dos Animais

O Parque dos Animais é mais um espaço de Educação Ambiental onde vivem diversos animais domésticos e silvestres de pequeno porte. No local, as crianças têm contato direto com os bichinhos e aprendem um pouco mais sobre seus hábitos e características, além de assistir a um vídeo educativo sobre biodiversidade. Por meio das atividades desenvolvidas no parque, a Prefeitura de Sumaré busca conscientizar os pequenos sobre a proteção aos animais, incentivando a posse responsável dentro de casa e cuidados com o meio ambiente, que é o habitat natural de muitas espécies. As visitas monitoradas acontecem durante a semana. Aos sábados e domingos, o espaço é aberto a toda a população, das 9 às 17 horas. O endereço é Rua Alcina Raposeiro Yanssen, nº 651, Parque Franceschini. 

Nossa Cidade

Sumaré recebe 50 mil das 51 mil máscaras confiscadas da fábrica da 3M pelo Governo do Estado

Publicado

em

Por

3m

O confisco de 500 mil máscaras da fábrica da 3M em Sumaré ainda não foi totalmente efetivado. Na ação de sexta-feira, dia 27/03, organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, foram levadas 51 mil máscaras, que já foram distribuídas pelas cidades.

A cidade de Sumaré, onde fica a fábrica, recebeu um lote de 50 mil unidades. O repasse foi feito pois a prefeitura local decretou que 10% dos equipamentos relacionados ao combate do coronavirus produzidos na cidade fossem destinados à rede de saúde local.

Neste sábado foram entregues mais 183.600 máscaras ao Governo do Estado e o restante será entregue durante o mês de abril. Quando o pessoal do Governo chegou à 3M houve um impasse de quase seis horas, pois a fábrica não tinha ainda pronta a quantidade de máscaras requisitadas.

O Secretário de Segurança de Sumaré disse que a ação foi necessária pois o Estado já tinha feito a solicitação havia dois meses, porém o pedido ficou parado na empresa todo esse tempo.

A 3M reforçou que ficou surpresa com a ação, já que havia se comprometido entregar 120 mil máscaras ao longo de abril e que já tinha sido aprovada a fabricação do total de 500 mil, porém era só o governo colocar o pedido na fábrica, que reafirmou estar investindo esforços para fornecer todos os pedidos dentro da sua capacidade de produção.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré tem uma morte suspeita por Coronavírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré informou em sua rede social, no final da tarde desta sexta-feira(27), que uma paciente de 41 anos que estava internada com suspeita de coronavírus veio a óbito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sumaré a paciente estava em investigação e que não é possível afirmar ainda que a morte é decorrente do coronavírus. O resultado dos exames ainda é aguarda pela administração.

A paciente estava internada no Hospital Estadual e possuía algumas comorbidades, agravando qualquer outra doença.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré realizou nesta sexta-feira, dia 27 de março, a limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno. Com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a força-tarefa faz parte das medidas emergenciais para o enfrentamento do Covid-19 (coronavírus) e promoveu a higienização pulverizada em áreas internas e externas de Unidades de Saúde e pontos de ônibus.

A limpeza com hipoclorito de sódio também já foi realizada no Terminal Rodoviário (bancos e piso), UPA Macarenko e ambulâncias, Ambulatório de Especialidades, Velório Municipal, CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza, Centro Administrativo (Seminário), SAMU e outras áreas de maior circulação de pessoas. O cronograma segue nos próximos dias.

“Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento. Aproveito para agradecer a sensibilização de todos que estão empenhados junto com o Poder Público para conter essa pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Desde o início do ano, antes mesmo do primeiro caso ser confirmado no país (no dia 26 de fevereiro), a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado no dia 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e divulgação das medidas preventivas à população.

Também como forma de tranquilizar e prestar o auxílio necessário aos moradores, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus

Um canal de WhatsApp para atendimento direto à população foi implantado para orientação médica específica sobre a doença. Os três números de WhatsApp (9.8443.0412 – 9.9303.9646 – 9.9299.9493) foram disponibilizados para apoio e orientação aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores enviam mensagens para os telefones e o atendimento está sendo feito por profissionais capacitados que tranquilizam e esclarecem as dúvidas da população.

A cidade não registra casos positivos da doença. De acordo com o último boletim informativo divulgado nessa última quinta-feira, 26, o município contabiliza 87 casos suspeitos em investigação e 2 já descartados.

Continue Lendo