A Rede Municipal de Ensino de Sumaré, formada pelas 36 unidades escolares mantidas diretamente pela Prefeitura, atende desde alunos de 2 anos, em classes de “Mini Grupo”, até adultos no Ensino Médio Profissionalizante (Técnico). São nada menos que 22.555 crianças, adolescentes e adultos matriculados para o ano letivo 2016, cujas aulas serão retomadas no próximo dia 15 de fevereiro (uma segunda-feira), além de aproximadamente 1.700 servidores (entre professores, auxiliares e dirigentes).
Embora as aulas voltem apenas no dia 15 de fevereiro, a preparação da equipe já começa a partir da próxima semana, com atribuição de aulas, remoção de especialistas e professores e planejamento geral nas escolas.
Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura, responsável pela Rede Municipal, há por volta de 790 turmas (ou classes), 800 professores I, 300 professores II e uma média de 600 servidores em funções auxiliares, distribuídos pelas 36 escolas municipais, em todas as regiões da cidade. A Prefeitura de Sumaré aplica mais de 25% de tudo que arrecada a cada ano na Educação pública e gratuita.
Para 2016, há a previsão da entrega em funcionamento da nova Escola Municipal do Recanto dos Sonhos, na Região do Maria Antonia (que já havia ganhado a Escola do Ipês no ano passado, já em funcionamento). Também está em fase adiantada a construção da nova Unidade Escolar do Jardim das Orquídeas, na Região do Picerno.
ORIENTAÇÕES
A orientação da pasta, neste início de ano letivo, é para que os pais procurem as Unidades Escolares nas quais os filhos estão matriculados para saber detalhes específicos sobre o início das aulas em cada escola e demais orientações internas.
O controle dos alunos que precisam de Transporte Escolar Gratuito oferecido pela Prefeitura é feito pelo setor de transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação, a partir do endereço de cada família. O setor de transporte escolar fica no Centro Administrativo de Nova Veneza, o organiza os itinerários para atender as necessidade de cada Unidade Escolar. Os alunos que necessitam do serviço recebem uma “carteirinha” do Transporte Escolar.
Já quem prefere contratar o serviço de transporte escolar particular (vans) devem entrar em contato direto com o fornecedor. “Geralmente as escolas possuem cartões com contatos de prestadores deste serviço (o transporte escolar particular) que atendem os bairros no entorno da unidade”, esclareceu a Secretaria – reforçando os cuidados que devem ser tomados pelos pais, como verificar se o profissional e o veículo possuem as autorizações necessárias, expedidas pela Ciretran e pela Secretaria Municipal de Mobilidade.
NOVIDADES PARA 2016
A Prefeitura de Sumaré também preparou algumas boas novidades para os alunos neste novo ano. Haverá, por exemplo, o aumento da carga horária das disciplinas de Ciências, História e Geografia para os alunos do Ensino Fundamental II. Assim, cada turma do 6º ao 9º ano terá quatro aulas destas disciplinas por semana, ao invés de três.
NOVOS PROJETOS
Também há diversos projetos pedagógicos já garantidos para o ano letivo, como uma iniciativa educacional envolvendo a utilização de fantoches, patrocinada pela Honda Automóveis do Brasil e desenvolvida pelo Grupo Primavera.
“O projeto consiste na distribuição de um kit com fantoches e capacitação para 30 educadores da Rede Municipal, que serão multiplicadores e desenvolverão o projeto nas Unidades. A última vez que a Honda trouxe este projeto para a rede foi no ano de 2011”, lembrou o superintendente municipal de Educação.
Outro projeto pedagógico para 2016 é o “Geração Movimento”, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho, o Instituto Coca-cola e Prefeitura de Sumaré. “Trata-se de um programa de formação de professores do 1º ao 5º ano que tem como objetivo valorizar a cultura da atividade física na escola, mostrando que o movimento é uma atividade importante para todas as disciplinas, não só para a Educação Física”, explicou.
Ambos os projetos serão desenvolvidos no CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré), que organizará os encontros formativos de acordo com as necessidades e especificidades de cada projeto.
MATRÍCULAS
Não há falta de vagas nem crianças em idade escolar fora da escola em Sumaré. Ainda assim, quem se muda para a cidade durante o ano, por exemplo, e quiser matricular seu filho na Rede Municipal, pode procurar a unidade mais próxima da sua residência a qualquer momento.