Debate de sobre transporte coletivo

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, se reuniu nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, com vereadores da cidade e um representante da empresa Comap Consultoria, especializada em Engenharia de Transportes, para apresentar os resultados e debater as propostas apresentadas no “Estudo de Demanda e Movimentação de Passageiros do Transporte Coletivo de Sumaré”, que indicou melhorias no sistema de Transporte Coletivo Municipal (Urbano).

onibus-sumare
Participaram da reunião os vereadores João Maioral, Fabinho Ferreira, Sérgio Populina, Warlei “Fininho” de Faria, Cícero Ceará e Edmundo Flor de Lima.
A pesquisa do Transporte Coletivo, que durou aproximadamente quatro meses, fez uma análise técnica e detalhada do transporte coletivos urbanos e apontou as melhorias que podem ser feitas nas linhas municipais, visando aumentar sua cobertura territorial.
O estudo foi realizado com mais de 3.000 usuários do Transporte Coletivo Urbano, em duas etapas distintas, e constatou que este conjunto de trajetos cobre a maioria das necessidades de deslocamento dos sumareenses dentro da cidade.
Também foi apontado que, das 16 linhas municipais (com embarque e desembarque dentro de Sumaré), 7 apresentaram necessidade de ajustes no trajeto, para atender às poucas áreas ainda “descobertas”.
Esses “ajustes” apontados foram exatamente o foco da reunião da prefeita com os vereadores.
“Cada vereador conhece os problemas e necessidades de sua região de origem e, por isso, é importante discutir com eles possíveis alternativas que beneficiarão à maioria da população”, afirmou Cristina Carrara.
“Os vereadores são bastante cobrados pela população, justamente por esse contato mais direto com os munícipes de cada região.
É importante que eles, que são interlocutores naturais do governo com a população, conheçam e opinem, porque também serão cobrados”, comentou a prefeita.
Também estavam presentes à reunião do dia 25 Ricardo Mendainha e José Alberto Rodrigues, representantes do Instituto de Mobilidade Sustentável Ruaviva, responsável pela execução do novo Plano de Circulação de Trânsito da cidade, que vai apontar melhorias na mobilidade urbana em geral.
Eles vieram conhecer o Estudo do Transporte Coletivo e as necessidades dos usuários do Transporte Coletivo, para incorporá-las ao seu próprio trabalho.
PESQUISA

A primeira fase da pesquisa sobre o Transporte Coletivo Municipal, chamada de EDCS (Embarque e Desembarque com Senha), foi um estudo sobre a movimentação de passageiros nos ônibus coletivos urbanos que circulam pela cidade.
Na segunda parte da pesquisa, chamada de “Origem-Destino”, os pesquisadores conversaram com a população diretamente nas paradas de ônibus, levantando informações individuais sobre qual o destino e origem do usuário e a frequência que faz o trajeto.
RESULTADOS

“Identificamos em Sumaré uma boa área de cobertura de linhas municipais, mas algumas precisam passar por readequação.
Essas mudanças serão feitas de forma gradativa.
Às vezes sobram ônibus durante os interpicos, mas faltam na hora dos picos.
Além disso, pequenas adequações conseguirão abranger mais usuários que, no momento, estão descobertos”, explicou o consultor da empresa, João Carlos Scatena.
Por causa da geografia de Sumaré, algumas linhas circulares permanecerão com itinerários extensos, e todas as mudanças realizadas serão em prol da maioria, sempre pensando no bem coletivo.
A cada mudança, os usuários da respectiva linha serão informados com antecedência, para que possam se adequar.
“O estudo foi importante para identificar as deficiências no Sistema de Transporte Coletivo Municipal e permitir que o Poder Público faça as adequações necessárias atender às demandas da população.
Queremos oferecer um transporte coletivo de qualidade e segurança”, falou Cristina Carrara.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook