Connect with us

Nossa Cidade

Revitalização de área no Jardim Basilicata

Publicado

em

Com criatividade, boa vontade e economia, um terreno ao lado da sede da entidade SHD (Sociedade Humana Despertar), em Sumaré, foi transformado em espaço público de convivência.

Floreiras-pneus
A união de esforços entre a SHD, a iniciativa privada e a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré, por meio da Administração Regional do Picerno, possibilitou que a área fosse revitalizada.
Os serviços foram executados pela Administração Municipal, que iniciou o trabalho na segunda quinzena de setembro, incluindo a limpeza da área, o nivelamento do solo e a aplicação de cascalho, além da instalação das floreiras produzidas a partir de pneus velhos.Os canteiros oferecem um colorido especial ao novo espaço.Foram produzidos pelos jovens atendidos pela SHD a partir de pneus sem utilização doados por empresas da cidade e pela prefeitura (do trabalho de recolhimento feito nas áreas de descarte irregular de inertes).
Algumas floreiras são verdadeiras obras de arte e pneus velhos transformaram-se até um “sapo” e uma “arara”.
O prédio da SHD é alugado e funciona como nova sede desde o primeiro semestre de 2013.
A instalação do espaço para convívio dos moradores, de acordo com a associação, foi autorizada pelo proprietário do terreno.
Na lateral e no fundo do espaço, os muros servirão como uma grande tela em que alguns jovens deixarão a marca da sua arte, por meio de pinturas cheias de cor.
“Nossa intenção é unir os conceitos sobre sociedade e o ambientalismo, desenvolvidos junto às crianças e aos jovens, com este momento em que, com a contribuição dos jovens, transformamos o espaço com a reutilização de pneus”, comentou a coordenadora de Projetos Ambientais da SHD, Ana Paula Padovani Gotardi.
O administrador da Regional do Picerno, Jair Trindade Brandão, explica que a área era utilizada para o depósito de inertes por alguns moradores da região e que a equipe de serviços municipal realizou a preparação do terreno, com uma limpeza completa.
A SHD alugou as caçambas para o recolhimento do material inservível para destinação adequada.
A instalação das floreiras aconteceu em conjunto entre os jovens da SHD e os servidores municipais.
Atualmente, a SHD, entidade assistencial sem fins lucrativos, atende a cerca de 130 crianças e jovens.
A associação sem fins lucrativos, de direito privado, atua em assistência social e preservação ambiental.
O endereço é Rua dos Pinheiros, 105, Jardim Basilicata (Região do Picerno).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook