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Nossa Cidade

Veja a proposta para o viaduto Centro/Nova Veneza

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A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) apresenta neste dia 2 de outubro ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) um novo projeto para o viaduto que vai ligar o Centro de Sumaré a Nova Veneza, entre as avenidas José Mancini e da Amizade. O novo projeto complementa um pedido de reconsideração ao órgão, que rejeitou uma primeira proposta apresentada no primeiro semestre pela empresa. Entre várias inovações, o novo projeto muda o lugar do viaduto – que vai passar agora “à direita” da Subestação de Energia Elétrica, no limite da área tombada em fevereiro de 2013 pelo órgão estadual.

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Segundo a EMTU, “a obra consiste em um viaduto de 540 metros de extensão em estrutura de concreto com vãos de 32 metros e passagens laterais para pedestres e ciclistas montadas em estruturas metálicas, com visual diferenciado e original, e que servem de apoio ao sistema de iluminação; o traçado da ciclovia propicia melhor acesso ao conjunto, percorrendo o bem tombado até a Estação Ferroviária”.

A previsão atualizada do Governo do Estado é investir R$ 75 milhões na construção do novo viaduto, que vai passar sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo – incluindo, como contrapartida, a execução de um projeto de revitalização de toda a área tombada, com a implantação de projetos artísticos e culturais no antigo patrimônio ferroviário.

A “obra de arte especial” (o novo viaduto) vai desembocar no novo Terminal Rodoviário a ser construído no início da Avenida da Amizade, que vai receber um investimento de R$ 52 milhões do Estado, também através da EMTU.

O novo viaduto deve eliminar os congestionamentos constantes nas rotatórias e demais acessos ao Viaduto “Comendador Aristides Moranza” (que se trata, na verdade, de uma passagem inferior escavada sob a linha férrea), que faz a ligação do Centro ao restante do município e à Rodovia Anhanguera. Tais congestionamentos afetam milhares de motoristas e passageiros do Transporte Coletivo diariamente, principalmente nos horários de pico.

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Na primeira análise feita pelo Conselho do Patrimônio Histórico, os conselheiros que vistoriaram a área da antiga Fepasa em Sumaré aprovaram o pedido anterior da EMTU, mas os que não estiveram em Sumaré, que eram a maioria, votaram contra.

 

PREFEITA COMENTA

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, comentou a nova proposta para o viaduto – que foi conquistado junto ao Governo do Estado ano passado, a partir de um pedido da própria chefe do Executivo Municipal ao governador.

“Estou muito otimista com essa nova proposta apresentada pela EMTU junto ao Condephaat. Tenho trabalhado há cerca de um ano e meio buscando trazer essa importante obra para nossa cidade. O recurso, já garantimos junto ao governador. Agora, acreditamos que vamos conseguir liberar e dar andamento neste importante investimento para transpor a linha férrea e desafogar nosso trânsito”, comentou Cristina Carrara.

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R$ 200 MILHÕES

As obras do viaduto e do Rodoterminal Metropolitano (nome técnico da nova Rodoviária de Sumaré) fazem parte do “pacote” de investimentos de R$ 200 milhões na construção da nova Variante Sumaré/Hortolândia do Corredor Metropolitano do Transporte Coletivo “Vereador Biléo Soares” – que prevê, ainda, um investimento de R$ 47 milhões na construção de uma nova avenida entre as duas cidades, de 4,5 quilômetros e que já vai nascer “duplicada”.

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