Banda Sinfônica Dorival Gomes Barroca se apresenta nesta quarta-feira (28) em Sumaré

banda

Concerto será regido por maestro convidado Altamiro Bernandes; apresentação é gratuita, a partir das 20h

A Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca” se apresenta nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, no Anfiteatro Dirce Pinto Dalben. A entrada é gratuita.

O programa dos músicos conta com obras de compositores como o russo Shostakovich (Festival Overture Op. 96), o alemão Bruckner (Christus Factus Est Wab 10),  o holandês Goohuis (Chansons Bachiques), o austríaco Neukomm (L’adoration du St. Sepulcre) e os norte-americanos Whitacre (October) e Ron Nelson (Courtly Airs and Dances).

O concerto contará com a regência do maestro convidado Altamiro Bernardes, diretor artístico da Academia Concerto, instituição destinada à formação de novos músicos.

Bernardes é professor, palestrante e regente convidado em congressos, cursos e workshops, bem como jurado em concursos corais internacionais. Já se apresentou em vários estados do Brasil, Argentina, Europa e EUA.

Nos últimos 36 anos desenvolveu um trabalho que eleva os coros brasileiros a um padrão internacional. O resultado deste trabalho foi evidenciado em 6 prêmios obtidos na Europa. Atualmente se dedica a transferir toda essa experiência para uma nova geração de regentes no Brasil e no exterior.

Em dezembro deste ano, Bernardes vai reger o Magnificat de Kim Andre Arnesen na Eslováquia, com o Coro Feminino Saria Silvis, Coro de Meninas Septemthillis, a soprano Katarina Cvancigerova e a Arco Orchestra, numa série de concertos comemorativos aos 10 anos de colaboração do maestro com estes grupos.  A principal récita será na Basílica de S. Tiago em Levoča – tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura)

A Banda

A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887, de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial pelo patrono Dorival Gomes Barroca, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O Maestro Pico foi o grande incentivador na implantação da banda em caráter municipal. A Banda ficou desativada por alguns anos, mas foi retomada em 1997. Posteriormente, em 3 de abril de 2008, por meio da Lei nº 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”.

Serviço

Concerto Banda Sinfônia Dorival Gomes Barroca

Maestro convidado: Altamiro Bernardes

Local: Anfiteatro Dirce Pinto Dalben – Avenida Brasil, 1.111. Nova Veneza (Antigo Seminário)

Horário: 20h

Entrada Gratuita

foto ilustrativa