sábado, junho 23

Banda Sinfônica Municipal apresenta mais um Concerto Oficial nesta quarta-feira, dia 23

 

 

Sumaré, 22 de maio de 2018

 

A Banda Sinfônica de Sumaré apresenta nesta quarta-feira, dia 23, às 20 horas, mais um concerto oficial, sob a regência do maestro Jair dos Santos e com a participação do regente e solista convidado Wilson Dias. No repertório estão obras clássicas internacionais, que prometem emocionar a todo o público. A apresentação é gratuita e acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111.

“Convidamos toda a população para prestigiar mais este concerto da nossa Banda Sinfônica Municipal, que realiza há anos um trabalho de excelência no nosso município, difundindo a arte e a cultura de diversos países por meio da música”, convidou o prefeito Luiz Dalben.

No repertório estão as obras “Lord Tullamore”, na qual o compositor Carl Wittrock nos mostra sua visão da música folclórica irlandesa; “Concerto for Trombone”, escrito em 1877 por Nikolai Rimsky-Korsakov para um oficial marinho; “Sixth Symphony”, encomendada pelo regente Roy Holder para a excelente Lake Braddock High School Band, da Virginia (EUA); e “Polka Ponderosa”, do compositor inglês Peter Boris Koval, que atualmente vive no Brasil.

            “Será uma honra ter a população conosco nesse emocionante espetáculo. Não podemos deixar morrer a frase dita pelos músicos da extinta Banda Sinfônica do Estado de São Paulo: ‘Juntos somos todos Cultura’”, reforçou o maestro Jair dos Santos. A apresentação contará com a participação de Wilson Dias, que atualmente é 1º Trombone da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regente da Banda Musical Carlos Gomes e diretor artístico do Grupo Euphonismo.

 

Histórico

A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887, de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial pelo patrono Dorival Gomes Barroca, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O Maestro Pico foi o grande incentivador na implantação da banda em caráter municipal. A Banda ficou desativada por alguns anos, mas foi retomada em 1997. Posteriormente, em 3 de abril de 2008, por meio da Lei nº 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”. Atualmente, o maestro da banda é Jair dos Santos.