domingo, setembro 24

Banda Sinfônica realiza quatro apresentações gratuitas nesta semana

A Banda Sinfônica de Sumaré realiza nesta semana quatro apresentações gratuitas e abertas a toda população. Amanhã, dia 28 de junho, acontece o Concerto Oficial, às 20h, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza. No repertório, a banda trará músicas de compositores contemporâneos e a apresentação também contará com o regente convidado Raphael de Araújo Franco.

“Convidamos toda a população para prestigiar este concerto da nossa Banda Sinfônica, que é uma grande ferramenta de democratização cultural de nosso município, sempre com músicas de qualidade e repertório variado”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Já no dia 29, às 8h, a Banda Sinfônica Municipal estará na sede do Corpo de Bombeiros Municipal, onde haverá uma homenagem à corporação devido ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho. A apresentação faz parte do projeto Banda Itinerante, que tem o objetivo de levar música para todas as regiões da cidade.

Já no dia 30, são mais duas apresentações, ambas no Anfiteatro de Nova Veneza. A primeira delas, às 9h, faz parte do projeto “Concerto Didáticos – Pedro e o Lobo”, que tem como objetivo sensibilizar as crianças e adolescentes para a música e os instrumentos. Cerca de 250 alunos dos 3ºs anos da Escola Municipal Neusa de Souza Campos, do Parque Rosa e Silva, região do Picerno, vão participar. Já às 18h, a Banda Sinfônica marcará sua presença no evento de encerramento do Mês do Meio Ambiente.

Todas as apresentações e eventos podem ser acompanhados gratuitamente pela população.

BANDA

A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887, de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial pelo patrono Dorival Gomes Barroca, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O Maestro Pico foi o grande incentivador na implantação da banda em caráter municipal. A Banda ficou desativada por alguns anos, mas foi retomada em 1997. Posteriormente, em 3 de abril de 2008, por meio da Lei nº 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”. Atualmente, o maestro da Banda é Márcio Beltrami.