Bom público prestigia o II Simpósio de Educação Especial e Inclusiva

Um bom público prestigiou o II SEEI (Simpósio de Educação Especial e Inclusiva), realizado neste dia 05 de setembro, no auditório da Faculdade Anhanguera. O evento que tem por objetivo sensibilizar, debater e promover a inclusão social das pessoas com deficiências, principalmente em unidades de ensino, foi traduzido por linguagem de libras – da abertura, com a execução dos hinos nacional e do município – até a última apresentação. A segunda edição contou com palestras que abordaram os direitos das pessoas com deficiência e como incluí-las no ambiente escolar e na comunidade, roda de experiências e apresentações culturais de alunos da APAE e Nisfran.  

O prefeito Luiz Dalben elogiou o Simpósio. “É gratificante ver o empenho de todos num evento de suma importância como é esse de inclusão social. Isso mostra o compromisso do nosso Núcleo de Inclusão para com essa questão tão valiosa que é oferecer atendimento especial e educação de qualidade e acessível para todos”.

O evento da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contou com muitos parceiros e colaboradores, o que na opinião da secretária Mirela Hernandes Cia Medeiros, reforça o respeito e seriedade com que Sumaré vem destacando a educação inclusiva. “A administração municipal acolhe os alunos e faz um trabalho diferenciado, e parar uma vez por ano para destacarmos isso, é muito positivo. Agradecemos as parcerias, que são de extrema importância e só comprovam este avanço na educação inclusiva. Isto me deixa muito feliz e realizada, tanto como pessoa, e mais ainda como profissional da área educacional”, comemorou a secretária Mirela.

Logo na abertura do evento, foi apresentado um vídeo institucional da Secretaria Municipal de Educação, mostrando os investimentos da administração municipal em educação especial para atender a estes alunos, como o Cirase (Centro Integrado de Recursos de Aprendizagem e Saúde Escolar), salas de recursos especiais, e convênio com APAE e Pestalozzi, entre outros.

O dia todo foi marcado por diversas atividades, como apresentação do Coral de Libras da NISFRAN, apresentação musical, Roda de Experiências, além das palestras “Ensino Estruturado”, “Considerações sobre o tratamento e escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, “Avanços e Desafios da Educação Inclusiva”, e “Arte e Educação Especial: Diálogos Sensoriais”.

O II SEEI reforça o mês de setembro e culmina com a campanha “Setembro Verde”, lançada em 2017 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Lembrando que no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiências.