Connect with us

Nossa Cidade

Bombeiros alertam sobre o uso de fogos de artifício

Publicado

em

incêndio

As festas de fim de ano estão próximas e o velho hábito de soltar fogos de artifícios é recorrente nesta época. Para que este período do ano seja só motivo de alegria e confraternização, o Corpo de Bombeiros Municipal, órgão da Prefeitura de Sumaré vinculado à Secretaria Municipal de Seguranças e Defesa Civil, dá dicas importantes sobre os cuidados na compra – o que só pode ser feito por adultos – e no manuseio dos explosivos ornamentais.

Em primeiro lugar, a compra deve ser realizada em uma loja especializada nesses tipos de produto, que tenhas as autorizações necessárias. Não adquira produtos em locais não autorizados, sem a Licença da Prefeitura. Em caso de estabelecimentos irregulares, a população deve comunicar a Policia Civil ou a Policia Militar para averiguação dos fatos.

Na loja, durante a compra do material, é importante observar o local de armazenamento. A umidade altera a qualidade dos fogos e compromete a segurança do usuário.

É interessante olhar na embalagem e ver se os fogos têm o pré-requisito de faixa etária, pois há certos tipos de fogos que menores de 18 anos não podem soltar. Também é preciso seguir as instruções das embalagens, pois acidentes são comuns com pessoas que não manuseiam os fogos de forma correta.

Também não é recomendado soltar os fogos dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro, perto de fogões, fumantes, crianças e isqueiros.

Publicidade

ROJÕES

Na hora de soltar os rojões, por exemplo, alguns cuidados também são necessários, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Sumaré, Laércio Sant’Ana Júnior. “O indivíduo deve procurar um lugar aberto, longe de outras pessoas, e não lançar o rojão, de jeito nenhum, em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidade, próximo de residências ou em locais onde há perigo de incêndio”, explicou.

Ao soltar rojões, o braço do usuário deve ficar junto ao corpo, voltado diretamente para cima, e é importante que esse indivíduo não tenha ingerido bebida alcoólica. Caso o produto falhe, a recomendação é pela não reutilização e para jogar água no pavio.

De acordo com o comandante, “os fogos de artifício proporcionam momentos lindos”. “As crianças, principalmente, ficam encantadas. Mas é muito importante que os usuários se atentem às orientações, façam tudo em segurança e passem as festas de fim de ano apenas com comemoração”, comentou.

Contatos importantes:

Publicidade

● Exército Brasileiro – Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª Região Militar – São Paulo: (11) 3888-5464, (11) 3888-5465, (11) 3888-5467.

● Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré: 193.

● Polícia Militar: 190.

● Guarda Civil Municipal: 153.

Fontes de Consulta:

Publicidade

www.dfpc.eb.mil.br (Exército Brasileiro)

Código Penal Brasileiro

Código de Defesa do Consumidor

Decreto Lei Estadual 56.819/11 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo (Instrução Técnica Nº 30 – Fogos de artifícios)

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook