Nossa Cidade
Bombeiros Sumaré recebe doação e visita de menino que sonha ser bombeiro
O Corpo de Bombeiros Municipal recebeu visitas importantes nesta semana. A primeira foi do senhor Marco Antônio de Souza e família, que doou para a corporação equipamentos de montanhismo. A outra surpresa veio com o garoto Kauã Castro, 7 anos, que tem o sonho de ser bombeiro.
Marco Antônio morava no Japão com a família e há cinco anos voltou para Sumaré. Trouxe da Ásia os equipamentos de escalada, mas eles nunca foram usados. Esta semana, a família voltou para o país asiático e entregou os aparelhos para a corporação. Entre os equipamentos doados estão cordas, mosquetões (espécie de gancho) e cadeirinhas.
“Agradecemos a doação do senhor Marco Antônio. Esses equipamentos vão agregar bastante nos nossos atendimentos. Vamos inseri-los aos equipamentos de salvamento em altura”, explicou comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, Laércio Sant’Ana Júnior.
VISITA
Kauã chegou ao batalhão acompanhado pelos familiares. Todos conheceram as instalações e os trabalhos dos bombeiros e receberam orientações de atuação da corporação. Além disso, fizeram um passeio com as viaturas e receberam o tradicional batismo, que é o banho de mangueira.
“Foi por causa de um gesto como este que me tornei bombeiro. Esse tipo de trabalho entre a corporação e a sociedade é fundamental. Estamos com as portas abertas para a população, principalmente para as crianças que manifestam essa vontade de ser bombeiro, faremos o possível para atender a todos”, disse o comandante.
BOMBEIROS
Em 2013, levantamento do programa Fantástico apontou que menos de 15% das cidades brasileiras contam com unidade local do Corpo de Bombeiros. Graças à própria Prefeitura, Sumaré é, desde 1981, uma destas cidades que contam com corporação. Mas, ao contrário de municípios vizinhos como Campinas e Americana, em Sumaré os Bombeiros não são mantidos pelo Governo do Estado, e sim pelo próprio município – é uma corporação “municipal”.
Criado em 1981 pela Prefeitura exatamente para suprir a inexistência de uma unidade do Corpo de Bombeiros Estadual na cidade, o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré (nome oficial do órgão) conta atualmente com um contingente de 31 homens, formando quatro equipes operacionais a cada plantão de 12 horas (por 36 de descanso).
A corporação municipal atende a população nos serviço de combate a incêndios (residenciais, industriais, florestais) e salvamentos diversos (aquático, altura e terrestre). Quando necessário, a cidade recebe apoio das unidades estaduais localizadas em Campinas, Americana e, mais recentemente, em Hortolândia.
Em 2014, os Bombeiros Municipais de Sumaré realizaram 1.493 atendimentos ao longo do ano, sendo 689 ações de resgate, 210 salvamentos, 450 combates a incêndio e 144 auxílios à comunidade.