Connect with us

Nossa Cidade

BRK Ambiental inicia obra de substituição de rede de água na Avenida da Amizade, em Sumaré

Publicado

em

brk

Objetivo é modernizar o sistema de abastecimento da cidade. Intervenção irá beneficiar 60 mil moradores da cidade. 

Em continuidade ao trabalho de modernização do sistema de abastecimento de água de Sumaré, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, inicia nova obra de substituição de redes no município. Desta vez, a intervenção ocorrerá para a troca de 1 quilômetro de tubulações na Avenida Amizade, beneficiando aproximadamente 60 mil moradores de imóveis neste local e aqueles abastecidos pelo Centro de Reservação Carlota. As ações fazem parte de um plano de substituição de redes que a concessionária executa no município.

A obra teve início nessa semana, e tem previsão de duração de 60 dias, podendo ter este prazo reduzido ou prorrogado, dependendo das condições climáticas. A intervenção ocorre no trecho da avenida que fica entre a rua do Evangelho Quadrangular e a rua Luis da Silva Azevedo. 

As redes existentes na avenida são de fibrocimento, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. A nova tubulação é de PVC Defofo, material mais resistente e com baixo efeito de incrustação. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos, além de intervenções emergenciais no trânsito”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Além disso, o plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações. Desde que assumiu a concessão, em 2015, a BRK Ambiental reduziu o índice de perdas de 60%, para menos de 35% (média de 2021). 

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Interdições no trânsito e oscilações no abastecimento
Durante a execução das obras, a Avenida da Amizade ficará parcialmente interditada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local será devidamente sinalizado, mas a concessionária solicita que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao circularem pelo local. 

Publicidade

Além disso, podem ocorrer oscilações no abastecimento no trecho da obra. Os clientes são informados antecipadamente por meio de folhetos distribuídos pela concessionária. 

Substituição de redes em 2021
Outros bairros e regiões de Sumaré também estão sendo beneficiados por trocas de redes. A BRK Ambiental executa atualmente a substituição de tubulações de água no Jardim Dall’orto, obra com avanço de 78%. E outros 15,5 quilômetros de tubulações estão sendo trocados  no Centro e no Maria Antonia.

O plano de substituição de redes leva em conta a quantidade de vazamentos, o material, a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é realizar as substituições e, com isso, melhorar o abastecimento nos bairros”, explica Rafaella.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook