Connect with us

Nossa Cidade

BRK conclui obra de desassoreamento da represa do Horto I, em Sumaré

Publicado

em

brk

Ação é importante para melhorar a qualidade do manancial e aumentar a capacidade de armazenamento de água bruta do município

Com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de água da represa do Horto I, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, concluiu uma obra de desassoreamento no local. 

A represa é um dos mananciais responsáveis por enviar água bruta para a ETA I – Estação de Tratamento de Água, localizada na Vila Menuzzo e que abastece 30% da cidade.

A obra, que teve início em outubro de 2021, envolveu quatro etapas: dragagem, desaguamento, transporte e destinação. Elas foram executadas simultaneamente e, no total, foram feitos seis ciclos considerando tais etapas. 

A dragagem consiste em retirar os resíduos da represa e colocar em “piscinas” que são chamadas de células. Nelas, é feito o desaguamento do resíduo com o auxílio de polímeros que facilitam o processo para separar a água do material sólido retirado da represa. Após o desaguamento, é feito o transporte e a destinação desses resíduos para um aterro sanitário controlado.

Publicidade

O desassoreamento tem como principal objetivo melhorar a qualidade da água da represa, além de garantir um aumento da capacidade de armazenamento de água bruta, proporcionando mais segurança hídrica para o município em períodos de estiagem.

Durante a intervenção foi feita a remoção de lixos e detritos grosseiros da represa, o que contribui para a redução de entupimentos e manutenções no sistema de captação. 

“Além disso, com a obra foi possível aumentar em 158% a capacidade de armazenamento de água bruta da cidade”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK. 

Com a conclusão da obra, 80 mil moradores foram beneficiados. 

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook