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BRK executa mais uma etapa da obra de substituição de redes na região central de Sumaré nesta terça (29)

Intervenção irá ocorrer em dois pontos da Avenida Rebouças, que ficará parcialmente interditada. Alguns bairros podem ter oscilações no abastecimento durante a execução dos serviços. 

As obras de substituição de redes de água na região central de Sumaré continuam e nesta terça-feira, dia 29, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, executa mais uma etapa dessa intervenção. 

A concessionária irá realizar a interligação da nova rede ao sistema de água já existente no local, o que possibilitará a distribuição pela nova tubulação quando a obra estiver concluída. A intervenção irá ocorrer em dois pontos da Avenida Rebouças – um deles na Praça das Bandeiras e o segundo no cruzamento com a Rua Ângelo Ongaro. 

Os trabalhos estão previstos para ter início às 8h e serem concluídos até às 15h. Durante esse período, o trânsito ficará parcialmente interditado nos trechos citados. Os locais estarão devidamente sinalizados, mas a concessionária orienta que os motoristas e pedestres redobrem a atenção ao passar pelo local. Por serem locais de grande circulação de veículos, a BRK orienta que, se possível, motoristas e pedestres evitem transitar pelos trechos neste dia.

Além disso, por conta da obra, parte dos bairros da região central pode ter oscilações no abastecimento de água. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite da própria terça-feira, dia 29. 


Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Jardim Marchissolo, Jardim Paulista, Jardim Residencial Veccon, Jardim São Carlos, Jardim São Rocchi, Parque Emília, Vila Juliana, Horto Florestal, Jardim Eldorado, Centro, Parque Franceschini, Vila Menuzzo, Jardim São José e Vila Miranda.

A obra 
Dando continuidade ao trabalho de modernização do sistema de abastecimento de água de Sumaré, a BRK  iniciou, no segundo semestre de 2021, a obra de substituição de redes na região central da cidade. A intervenção vai  beneficiar cerca de 2.300 moradores e faz parte de um plano de substituição de redes que a concessionária executa no município.  

No total, 6,5 quilômetros de tubulações serão substituídos. Até o momento, a concessionária já executou a troca de 6 quilômetros de redes, o que equivale a 92% do montante previsto.  As intervenções ocorrem na Rua Dom Barreto, Rua Antônio do Vale Melo, Rua Antonio Jorge Chebab, Rua dos Bandeirantes, Avenida da República, Avenida Sete de Setembro, Rua Justino França, Rua José Mancini, Avenida Rebouças, Rua Alerte Maria de Marchi, Rua José Luiz Duarte, Rua Pedro Consulin, Rua José Maria Miranda e Rua Ângelo Ongaro. 

As redes existentes na região central são de ferro, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. A nova tubulação é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Além disso, o plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações. Desde que assumiu a concessão, em 2015, a BRK reduziu o índice de perdas de água de 60%, para menos de 34,91% (média de 2021). 

Para minimizar o impacto à população, a empresa optou por executar a obra por meio do método não destrutivo (MND), que reduz a quantidade de escavações, uma vez que são abertas valas em locais pontuais para inserir a tubulação. Além disso, permite que o abastecimento continue ocorrendo com regularidade nas residências e comércios do local, o que é possível porque a concessionária instala um varal, que é uma rede externa de abastecimento, que mantém o serviço regular. 

“Esse método é inovador e mostra o compromisso da concessionária em promover melhorias, de modo que a população não seja tão impactada”, explica o gerente.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.