BRK

BRK inicia obra de substituição de 10 quilômetros de redes de água no bairro Maria Antônia, em Sumaré

Objetivo é modernizar o sistema de abastecimento da cidade. Intervenção vai beneficiar 4.800 moradores 

Em continuidade ao trabalho de modernização do sistema de abastecimento de água de Sumaré, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, inicia nova obra de substituição de redes no município. Desta vez, a intervenção ocorrerá para a troca de 10 quilômetros de tubulações no bairro Maria Antônia, beneficiando cerca de 4.800 moradores. As ações fazem parte de um plano de substituição de redes que a concessionária executa na cidade.  

A obra teve início na última semana, e tem previsão de duração de 6 meses, podendo ter este prazo reduzido ou prorrogado, dependendo das condições climáticas. As intervenções ocorrem nas ruas João Pires, Manoel Bezerra da Silva, José Consulino, Antônio Consulino, Manoel Rodrigues de Quadro, Regina Consulin Escalhão, Celso Luiz da Silva, Osvaldo Vacari, Isabela Luna Tavares, Maria Dalina das Mercedes Rodrigues, Hilda Consulin Duarte, João Ferreira Neves, Willian Gonçalves Pereira, Antônio Gomes Soares, Nice Maria Consulin dos Reis, Wilson Domingos Consulin e Alexandre Ramos de Menezes.

As redes existentes são de cimento amianto, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. A nova tubulação é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Além disso, o plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações. Desde que assumiu a concessão, em 2015, a BRK Ambiental reduziu o índice de perdas de 60%, para menos de 35% (média de 2021). 
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.


Interdições no trânsito e oscilações no abastecimento
Durante a execução das obras, as ruas que recebem a substituição de redes ficam com o trânsito totalmente interditado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os locais serão devidamente sinalizados, mas a concessionária solicita que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao circularem pelo local. 

Além disso, podem ocorrer oscilações no abastecimento. Os clientes são informados antecipadamente por meio de folhetos distribuídos pela concessionária. 

Substituição de redes em 2021
Outros bairros e regiões de Sumaré também serão beneficiados por trocas de redes. A BRK Ambiental executa atualmente a substituição de tubulações de água no Jardim Dall’orto, obra com avanço de 78%.  Ainda para este ano, está prevista a substituição de mais 6,5 quilômetros de redes no Centro e na Avenida da Amizade.

O plano de substituição de redes leva em conta a quantidade de vazamentos, o material, a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é realizar as substituições e, com isso, melhorar o abastecimento dos bairros”, explica Rafaella.