brk

BRK realiza intervenção nesta quinta (02) para redução do índice de perdas de água em Sumaré

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, vai realizar nesta quinta-feira, dia 02, mais uma ação para a redução do índice de perdas de água na cidade.

Trata-se da instalação de um macromedidor em uma rede de distribuição de água no bairro Jardim Minezotta. 
Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes e adutoras, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. Com os equipamentos é possível calcular as perdas de água para regiões específicas da cidade, por exemplo, comparando a quantidade de água enviada para um bairro (pelo macromedidor), com a quantidade de água efetivamente consumida pelos moradores (medida nos hidrômetros). Essa informação vai direcionar os investimentos de combate a perdas na cidade, permitindo a busca de vazamentos e irregularidades.

A ação faz parte do trabalho de redução do índice de perdas que a empresa executa na cidade. Além disso, desde o início da concessão, 6,3 bilhões de litros de água deixaram de ser captados dos mananciais em função das ações de combate às perdas de água na distribuição de Sumaré. “O combate às perdas tem por objetivo oferecer maior disponibilidade de água para a população, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré. 

Com o objetivo de otimizar a parada e reduzir os impactos à população, a empresa executa no mesmo dia a instalação de um novo hidrante junto à rede de distribuição de água.

Os hidrantes são mecanismos hidráulicos de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros, ou por pessoas treinadas para utilização do equipamento, que têm seu uso relacionado a ocorrências de incêndios. “Vamos instalar o novo hidrante em local estratégico, contribuindo para a segurança e propiciando melhorias em infraestrutura para o trabalho do Corpo de Bombeiros da cidade”, afirma o gerente.

Oscilações no abastecimento de água
Por conta dessa ação, o abastecimento de água em quatro bairros da cidade pode ter oscilações na quinta-feira, dia 02. A previsão é que o serviço seja totalmente regularizado na madrugada da sexta-feira, dia 03. 
Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Jardim Minezotta, Jardim Nova Terra, Jardim São Gerônimo e Vila Diva.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.