Connect with us

Nossa Cidade

Campanha da Multivacinação Sumaré é prorrogada até o dia 30

Publicado

em

vacina

A campanha de Multivacinação e Vacinação contra poliomielite foi prorrogada até o dia 30 deste mês. A ampliação do prazo tem o objetivo de atingir um número maior de pessoas, já que até o momento apenas 41% do público, 6.235 crianças e adolescente, foram vacinados contra a doença. No município, são 15 mil crianças aptas a tomar a vacina da pólio.

Já no dia D da Multivacinação, realizado no último dia 20, de acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde foram 1.815 doses dos imunizantes para atualização vacinal de crianças e adolescentes.

Superintendente da Vigilância Epidemiológica, Denise Barja explica que houve baixa adesão às campanhas. “Ainda temos cerca de 60% do público para vacinar. Um número muito alto de crianças e adolescentes sem imunização”, comenta Denise.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. A infecção de crianças e adultos ocorre por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas, podendo causar paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Não existe tratamento específico para a doença que teve o último registro no país em 1989. Em 1994, a poliomielite foi considerada oficialmente erradicada no Brasil.

“A imunização contra estas doenças é algo muito importante. É só comparecer as unidades de saúde, com a carteira de vacinação, que os profissionais da rede municipal de Sumaré irão verificar quais vacinas estão faltando para atualizá-las. Lembrando que podem ser realizadas no mesmo dia. Prevenção é fundamental”, explica Denise.

Publicidade

Os pais ou responsáveis podem procurar a UBS (Unidades Básicas de Saúde) mais próxima com a carteira de vacinação. A atualização ocorre conforme disponibilidade e necessidade da imunização. Não há necessidade de intervalo após a vacinação contra a covid-19.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook