Nossa Cidade
Campanha de Castração Animal 2016
A Campanha de Castração Animal 2016 da Prefeitura, promovida através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, é realizada por empresa especializada contratada pela por meio de processo licitatório. Os procedimentos cirúrgicos aconteceram em unidade móvel, sempre das 7 às 16 horas, somente em animais de famílias previamente cadastradas na Prefeitura e que atenderam o critério social.
“A castração impede a reprodução sem controle de cães e gatos, diminuindo o número de animais abandonados na cidade, por isso é de fundamental importância a realização desta grande campanha que, até o fim do ano, deverá contemplar a todas as regiões de Sumaré”, explicou a prefeita Cristina Carrara, recentemente.
Rafaela Caroline aprovou a iniciativa. “É muito bom porque tem muitos animais nas ruas e essa iniciativa contribui para diminuir o índice de reprodução. A equipe é ótima, eles fazem testes antes do procedimento para checar se o animal está apto ou não”, contou a beneficiária, que aproveitou a oportunidade para castrar cinco animais “comunitários”, adotados por ela e uma vizinha.
O secretário de Meio Ambiente Moisés Paschoalin destacou que a viabilização da campanha conta com a união de esforços entre o Poder Público e as ONGs que trabalham em prol da causa animal na cidade – como “Viralatinhas” e “Pata Verde” –, além de protetores de alguns bairros. No caso de dúvidas, os moradores devem procurar os protetores ou entrar em contato com o Meio Ambiente de Sumaré, por meio do telefone (19) 3828-4775.
CASTRAÇÃO E MICROCHIPAGEM
Todos os animais passam por triagem. Os procedimentos pré e pós-operatório, assim como os medicamentos, são de responsabilidade dos proprietários dos cães e gatos. No processo cirúrgico, os animais passam por uma avaliação clínica prévia e recebem uma anestesia geral. A castração em machos consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Trata-se de uma cirurgia de baixo risco e o animal é liberado assim que o efeito da anestesia é revertido.
Durante a campanha, os animais também receberam a microchipagem, uma identificação eletrônica feita por meio da inserção de um microchip no animal. Do tamanho de um grão de arroz, o microchip contém todas as informações (espécie, idade, sexo, etc) que passam a fazer parte de um cadastro nacional. A finalidade da microchipagem é promover a “guarda responsável” e o fácil acompanhamento vacinal dos cães e gatos.
A castração animal diminui a superpopulação de cães e gatos na cidade, reduz drasticamente o risco de doenças no animal e o risco de fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais, como atropelamentos, entre outros benefícios tanto para os animais quanto para a população da cidade.