Connect with us

Nossa Cidade

Campanha de Castração Animal 2016 já atendeu a mais de 400 pets

Publicado

em

Promovida pela Prefeitura de Sumaré, a Campanha de Castração Animal 2016 já atendeu a 425 cães e gatos machos e fêmeas de famílias de baixa renda da cidade. Em quatro fases da ação, foram atendidas as regiões de Nova Veneza, Jardim São Judas Tadeu e Horto Florestal (incluindo a ocupação conhecida como “Três Pontes” e os Assentamentos I e II).

Em próximas etapas da campanha, que deverão acontecer a partir do segundo semestre, serão atendidos mais de 300 pets que já foram previamente inscritos e cadastrados pela Prefeitura junto a famílias cadastradas em programas sociais de bairros das regiões da Área Cura, Matão e Área Rural.

A ação é coordenada pelas secretarias municipais de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente e de Saúde, e acontece sempre em espaços públicos de fácil acesso no município, dentro de uma unidade móvel. O procedimento de castração dos pets é executado por empresa especializada, contratada pela Prefeitura por meio de processo licitatório.

São beneficiados por esta iniciativa da Prefeitura animais de famílias de baixa renda inscritas em algum programa social do Município, mediante apresentação de RG e CPF. Somente serão atendidos na unidade móvel os casos previamente agendados e que atenderem ao critério social.

“A castração impede a reprodução sem controle de cães e gatos, diminuindo o número de animais abandonados na cidade, por isso é de fundamental importância a realização desta grande campanha que, até o fim do ano, deverá contemplar a todas as regiões de Sumaré”, explicou recentemente a prefeita Cristina Carrara.

Publicidade

“É muito bom porque tem muitos animais nas ruas e essa iniciativa contribui para diminuir o índice de reprodução. A equipe é ótima, eles fazem testes antes do procedimento para checar se o animal está apto ou não”, aprovou Rafaela Caroline, que participou da primeira etapa da campanha.

O secretário de Meio Ambiente de Sumaré, Moisés Paschoalin, destacou que a viabilização da campanha conta com a união de esforços entre o Poder Público e as ONGs que trabalham em prol da causa animal na cidade – como “Viralatinhas” e “Pata Verde” –, além de protetores de alguns bairros. No caso de dúvidas, os moradores devem procurar os protetores ou entrar em contato com o Meio Ambiente de Sumaré, por meio do telefone (19) 3828-4775.

CASTRAÇÃO E MICROCHIPAGEM

Os procedimentos pré e pós-operatório, assim como os medicamentos, são de responsabilidade dos proprietários dos cães e gatos. No processo cirúrgico, os animais passam por uma avaliação clínica prévia e recebem uma anestesia geral. A castração em machos consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Trata-se de uma cirurgia de baixo risco e o animal é liberado assim que o efeito da anestesia é revertido.

Durante a campanha, os animais também recebem a microchipagem, uma identificação eletrônica feita por meio da inserção de um microchip no animal. Do tamanho de um grão de arroz, o microchip contém todas as informações (espécie, idade, sexo, etc) que passam a fazer parte de um cadastro nacional. A finalidade da microchipagem é promover a “guarda responsável” e o fácil acompanhamento vacinal dos cães e gatos.

Publicidade

A castração animal diminui a superpopulação de cães e gatos na cidade, reduz drasticamente o risco de doenças no animal e o risco de fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais, como atropelamentos, entre outros benefícios tanto para os animais quanto para a população da cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade