Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia nova fase

Campanha de vacinação

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (16) a nova fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Já podem receber a vacina os profissionais de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

É importante ressaltar que o público das fases anteriores – Melhor Idade a partir de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de até 5 anos, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades – ainda podem se imunizar. 

Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação em uma das UBSs. Até agora foram vacinadas 16.087 doses já foram aplicadas.

“A Influenza afeta o sistema respiratório, provocando febre, dores de garganta e outros sintomas. A doença é de alta transmissibilidade, logo a vacinação visa reduzir internações, complicações e óbitos entre o público-alvo. Nossas unidades de saúde estão prontas para receber a população, sempre com todos os cuidados e normas de proteção. A prevenção é fundamental”, explicou Virginelli.

A vacina é contraindicada para pessoas com históricos de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Além da vacinação, cuidados simples no dia a dia também podem evitar o contágio e transmissão da doença (assim como para evitar o coronavírus), como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; e não compartilhar objetos de uso pessoal.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook