sábado, junho 23

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira, dia 15

Sumaré, 13 de junho de 2018

 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira, dia 15 de junho. Ainda podem receber a dose idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com doenças crônicas e privadas de liberdade. A vacina protege contra os três subtipos do vírus com maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. Desde o mês de abril, um total de 37,2 mil pessoas foram vacinadas em Sumaré, o que corresponde a 62% do público alvo.

“É muito importante que as pessoas que integram os grupos prioritários e ainda não receberam a dose, procurem o postinho mais próximo de sua residência para receber a imunização nestes dois últimos dias. A vacina é uma das formas de prevenção mais eficientes que temos contra os principais subtipos da gripe”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.

Do total de vacinados em Sumaré, 15.642 são idosos com mais de 60 anos (75,8%), 2.816 trabalhadores da saúde (58,8%), 6.658 crianças de seis meses a menores de 5 anos (41,2%), 1.007 gestantes (34,7%), 345 puérperas (72,3%), 1.311 professores (77,7%) e 9.508 pessoas com comorbidades (69,59%).

A campanha é realizada nas 22 unidades de saúde de Sumaré e, para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. 

Em Sumaré, a meta é vacinar cerca de 54.000 sumareenses, o que corresponde a 90% do público alvo, formado por aproximadamente 60.200 pessoas que se enquadram nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

 

PREVENÇÃO 

A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, a Secretaria de Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Os sintomas da gripe são: febre, tosse, dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (fraqueza).

 

 

Unidades de saúde

 

UNIDADES

ENDEREÇO

CIS NOVA VENEZA – UBS/SF

R: PARAIBA, 211 – JD. SÃO FRANCISCO

UBS/SFNAÇÕES/YPIRANGA

R: ALDO DE OLIVEIRA MULLER, 417 – NAÇÕES

PA NAÇÕES

R: ALDO DE OLIVEIRA MULLER, 417 – NAÇÕES

UBS/SF DENADAI

R: LUCIANA RAMOS AYALA, 553 – DENADAI

UBS/SF PICERNO

R: DA SAÚDE S/ N° – PICERNO

UBS/SF VASCONCELOS

R: JOÃO DE VASCONCELOS,777 –  VASCONCELOS

UBS/SF ANGELO TOMAZIM

RUA GERVACINA ALVES FERREIRA,1450 – A.TOMAZIM

UBS/SF BANDEIRANTES

R: JOSIAS MACEDO NEVES, 15 BANDEIRANTES

UBS/SF CRUZEIRO

R: TRES, 311 CH ESTRELA DALVA

UBS/SF JD. DO TREVO

R: INACIO N. DE MOURA, Nº 226 – JD. DO TREVO

UBS/SF LUCÉLIA

R: ARGENTINA, S/Nº – JD LUCÉLIA

UBS/SF MARIA ANTONIA

R: OSWALDO VACARI, 685 – MARIA ANTONIA

UBS/SF NOVA TERRA

R: CARLOS ROGERIO FARIAS, 315

UBS/SF PQ EMILIA

AV. REBOUÇAS, 120 PQ EMÍLIA

UBS/SF SALERNO

RUA LINDÁRIO CONSTANTINO (ANTIGA 12), Nº 666, PQ. ITÁLIA

UBS/SF SÃO JUDAS

R: CIRCULAR S/N° – JD SÃO JUDAS TADEU

UBS/SF STA CLARA

AV. EMILIO BOSCO, 1.640 – JARDIM SANTA CLARA

UBS/SF VILA YOLANDA

R: VIRGINIA VIEL CPO DALLORTO, 21 – VILA YOLANDA

UBS/SF VIRGINIO BASSO – BORDON

R: ANTONIETA RAVAGNANI TANNER, 190 – PORTAL BORDON II

UBS/SF CENTRO – CSII

R: ANTONIO DO VALE MELO, 1510 – CENTRO

UBS/SF DALLORTO

R: PIRANCANJUBA, 95 – DALLORTO

UBS/SF PARAISO

R: EXPEDITO VIEIRA DAMASCENO, 50 JD PARAISO