domingo, outubro 22

Canil da Guarda Municipal de Sumaré recebe dois novos cachorros

O Canil da Guarda Municipal de Sumaré tem dois novos integrantes: são os filhotes Nero, um pastor belga malinois, e a Kira, uma border collie­. Os cães com quase dois meses de idade foram doados à corporação por empresários da cidade e farão parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Canil, recebendo adestramento.

Até atingirem a idade adequada para participar efetivamente das atividades, cerca de sete meses, os filhotes passarão por todas as adaptações de local e rotina, com treinamentos baseados em brincadeiras, a fim de familiarizá-los com as situações do dia a dia da Guarda e evitar traumas.

“Nossa intenção é utilizar os novos cães nos trabalhos mais sociais, como as apresentações de dogshow, desfiles, palestras. Temos dois cachorros que estão se aposentando, o Raio e o Rói, conhecidos pelas apresentações na cidade, e os filhotes farão o trabalho desenvolvido por eles. Já tomamos todos os cuidados com a saúde e bem-estar dos animais, eles são muito bem-vindos na corporação e só tendem a somar nas nossas ações”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Zequin.

“O Nero e a Kira são mais um reforço no nosso trabalho de aproximar cada vez mais a Guarda Municipal da nossa população. Agradecemos aos empresários pela doação, é uma contribuição muito importante para a promovermos a segurança pública na nossa cidade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

CANIL

O Canil de Sumaré auxilia a Guarda Municipal e Polícia Militar em diversos tipos de ocorrências, como busca por drogas, armas ou em situações de conflito. São oito cães, entre pastores alemães, labradores e border collies, além de nove guardas que cuidam e adestram os animais. O grupo conta com campo de adestramento e preparação física para os cachorros e uma viatura especial.

Além das atividades de policiamento, o Canil também desenvolve ações educativas em escolas e recebe alunos e visitantes em sua própria sede para demonstrações de obediência (dogshow). Também há a participação durante as atividades do Promad (Programa Municipal Anti Drogas), outro projeto desenvolvido pela Guarda Municipal.