Connect with us

Nossa Cidade

Capacitação pelo Projeto Lei Lucas tem encerramento na EMEF Anália

Publicado

em

somostodossocorristas

Um retrospecto brilhante: 2.300 alunos e 140 professores de 16 escolas da rede municipal de Sumaré receberam capacitação pelo Projeto Lei Lucas (nº 13.722/2018) – desenvolvido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança. E com direito a slogan: somostodossocorristas! A Lei tem o objetivo de capacitar em primeiros socorros tanto professores e funcionários da Educação como alunos do 4º ano, visando salvar vidas nas escolas. Os trabalhos que tiveram início no dia 05 de agosto foram encerrados nesse dia 23, na EMEF Profª Anália de Oliveira Nascimento, na região da Área Cura. O evento de encerramento contou com a presença dos secretários municipais, Mirela Cia (Educação), Rafael Virginelli (Saúde) e Ricardo Alexandre Zequin (Segurança), que representaram o prefeito Luiz Dalben. Além deles, a ocasião foi prestigiada ainda pelos vereadores João Maioral e Ney do Gás – autor do projeto -, além do Comandante do Corpo de Bombeiros, Mário Bertolo, e dos coordenadores do projeto, Andreza Cristina e dr. Rodrigo Zanoni.

A Lei nº 13.722/2018 – que obriga professores e funcionários de escolas a cumprirem curso de capacitação em primeiros socorros no primeiro atendimento estende também a obrigatoriedade aos profissionais da área do transporte escolar. Sumaré foi a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas a aprovar o projeto. “Para nós é motivo de orgulho ver o resultado final desse trabalho maravilhoso, colocado em prática pelas Secretarias de Educação e Saúde com o apoio da Secretaria de Segurança, visando salvar a vida de nossas crianças nas escolas sumareenses. É fundamental que estejam capacitados para oferecer os primeiros socorros”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

O curso foi ministrado por integrantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Bombeiro Civil de Sumaré, e contou com parceria das escolas de Enfermagem Arquimedes, Liderança, Camp Care, ETEP Novo Horizonte e Etec Futuro, além do Bombeiro Civil e Cetseg. Os trabalhos aconteceram nos períodos da manhã e à tarde, toda segunda e quarta. O treinamento incluiu oficinas práticas sobre como agir corretamente em situações de convulsão, sangramento nasal, parada cardíaca, entre outras ocorrências. “A grande preocupação da administração municipal é com a saúde dos nossos alunos. Esse projeto saiu este ano, e já vamos nos organizar para dar continuidade em 2020”, comentou a secretária de Educação, Mirela Cia.

De acordo com estatísticas, cerca de 700 crianças morrem anualmente vítimas de sufocação, engasgamento ou asfixia – termos utilizados para caracterizar a dificuldade de respirar devido à presença de corpos estranhos na garganta. O secretário Municipal de Saúde, Rafael Virginelli, comentou que as crianças devem aproveitar esse momento e multiplicar o conhecimento. “Agradeço a todos que foram fundamentais para que esse momento acontecesse. Estão de parabéns. Vamos nos dedicar para que o projeto continue e alcance todas as escolas”.

Publicidade

 

No encerramento, as crianças estavam ‘afiadas’ nas respostas e se interagiram com os profissionais durante todo o evento. A Secretaria Municipal de Educação vai emitir certificado de participação, tanto aos professores como para os alunos. 

 

SAMUZINHO

O Samuzinho – outra iniciativa implantada na atual Administração Municipal – foi destacado no evento. O projeto é desenvolvido pelas equipes do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Municipal. O conteúdo contempla os protocolos corretos de atendimento em situações de emergência, como quedas, engasgo, convulsão, entre outras. Além disso, o projeto também promove oficinas práticas para imobilização cervical e massagem cardíaca. “O Samuzinho propicia conhecimentos e capacidade para reduzir o tempo de resposta em casos de acidente, algum mal-estar entre os atendidos ou mesmo com colegas de trabalho, garantindo atendimento imediato com mais qualidade”, completou o prefeito Luiz Dalben.

Publicidade

“Não podemos deixar de citar o Samuzinho, outra capacitação sobre primeiros socorros em caso de urgência/emergência, voltado às crianças e adolescentes de Sumaré”, finalizou a secretária Mirela.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade