Nossa Cidade
Central do CadÚnico realiza 55 atendimentos no 1º dia de funcionamento
Inaugurada na quarta-feira (19), a Central do CadÚnico de Sumaré realizou 55 atendimentos já no primeiro dia de funcionamento. De acordo com a coordenadora do Cadastro Único no município, a assistente social Alessandra Cosme Oliveira, deste número, 35 pessoas tiveram o agendamento para inclusão no cadastro realizado.
O CadÚnico é a base de dados do Governo Federal em que são registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda. Com base nessas informações, é definido se a família está apta ou não há fazer parte de benefícios e serviços de programas sociais, como: tarifa social de energia elétrica, BPC (benefício de prestação continuada), Auxílio Brasil, entre outros.
Alessandra explica que a Central tem capacidade de atender até 10 famílias simultaneamente. Podem se cadastrar famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar total mensal de até três salários mínimos, além de pessoas que, mesmo com renda maior do que as mencionadas estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Para ser inserido no Cadastro Único, é preciso apresentar documentos pessoais, como CPF ou título de eleitor, do responsável pela família e ao menos um documento pessoal de cada um dos membros, podendo ser certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.
A Central de Cadastro Único está localizada na Avenida Luís Frutuoso, nº 448, esquina com a Rua José Maria Barroca e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prédio possui mais de 880 metros quadrados e conta com salas de atendimento e espaço kids climatizados.
A OSC (Organização Social Civil) Instituto Bem Querer foi a vencedora do chamamento público realizado para definir os responsáveis pela execução do serviço. O instituto atuará no apoio a gestão do cadastro único dos programas sociais em funcionamento no município.
Atualmente, Sumaré possui mais de 31,3 mil famílias inseridas no Cadastro Único, sendo mais de 22,7 mil delas com renda de até meio salário mínimo.