Centro de Solução de Conflitos e Cidadania é inaugurado em Sumaré

Nesta quinta-feira, dia 7 de maio, Sumaré recebeu oficialmente a sua unidade do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). O órgão, que é do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), foi instalado com apoio da Prefeitura de Sumaré. A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Cristina Carrara, secretários municipais, vereadores e membros do TJ. O atendimento à população deve começar na próxima quarta-feira, dia 13 de maio.

No discurso feito durante a inauguração do Cejusc, a prefeita Cristina Carrara falou sobre a importância do serviço para os sumareenses. “Hoje é um dia bastante significativo para a cidade. Ter um Cejusc em Sumaré trará mais cidadania para as pessoas. É um serviço que visa desburocratizar o Judiciário e resolver conflitos. Quem vai sair ganhando é o cidadão, que terá seu problema resolvido com muito mais facilidade”, comentou.

Para que o Cejusc de Sumaré fosse viabilizado, a Prefeitura assumiu os custos com a manutenção do prédio que vai abrigar o serviço, além de realizar a reforma, adequação do espaço e, posteriormente, também poderá ceder funcionários que vão atuar no atendimento administrativo.

O juiz Olavo Paulo Leite Rocha, coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Sumaré, explicou que o Cejusc é dividido em duas partes. “Uma delas é a conciliação propriamente dita, em que uma parte, tendo um problema com seu vizinho, por exemplo, ou de outra natureza, e, pretendendo resolver este problema, procura o Cejusc para ter um diálogo. A outra parte é da Cidadania, onde serão oferecidos serviços de apoio psicológico, médico e dental à população, além de orientação profissional e cultural, com oficinas de pintura e desenho, por exemplo”, disse.

Representando a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Álvaro Augusto dos Passos, que é membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, disse que o Cejusc apresenta-se com uma forma alternativa e rápida de conciliação. “Há que se distinguir o que é solucionar o processo e solucionar um conflito. Muitas vezes, solucionar o processo não soluciona o conflito. Ao contrário, agrava. Sobretudo naqueles processos que envolvem um cunho emocional, e são para estes casos exatamente que o Cejusc foi idealizado e está sendo levado às comunidades”, finalizou.

SERVIÇOS

Dentro da unidade sumareense do Cejusc, o setor de Conciliação e Mediação vai atender causas pré-processuais (casos que ainda não chegaram ao Poder Judiciário) nas áreas Cível e de Família para a tentativa de acordo entre as partes por meio da conciliação e da mediação.

Já o setor de Cidadania vai oferecer diversos serviços ao cidadão. Entre as atividades estão orientação e encaminhamento para obtenção documentos (identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, etc.); psicologia e assistência social; e de esclarecimentos de dúvidas (plantões do Registro Civil, do Registro de Imóveis, da OAB, da Defensoria, etc). Todos os atendimentos serão totalmente gratuitos.

PARCERIAS

O Cejusc de Sumaré já firmou parcerias com empresas da região, o que deve incrementar os serviços oferecidos à população. A Microlins vai oferecer diversos cursos para os jovens sobre como elaborar currículo, orientação sobre entrevista de emprego, aulas de inglês básico, parceria com empresas para estágio, etc. A ONG “Dentistas do Bem” fará trabalhos como orientação sobre escovação, tratamento dentário completo em crianças carentes e distribuição de kits. A Faculdade Anhanguera deve ceder estagiários para atendimento no Setor Social e administrativo. E, por último, já está garantida uma parceria com o renomado pintor Paulo Duarte. A ideia é desenvolver a arte com crianças carentes do município.

.:: SERVIÇO ::.

CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania)

Endereço: Rua João Francisco Ramos, número, 35 – Centro (próximo à Rodoviária)

Sumaré/SP

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17 horas

Share this content: