Cerca de 60 profissionais da Saúde concluem capacitação para teste rápido de DSTs

Sumaré, 18 de outubro de 2017.

 

Na última semana, cerca de 60 profissionais da Saúde – entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades da Rede de Atenção Básica de Sumaré e Hortolândia – concluíram a participação no treinamento de TRD (Testagem Rápida Diagnóstica) para sífilis, hepatite e HIV, promovido pelo Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré.

A capacitação, que faz parte de um programa nacional contra as DSTs, contou com três encontros, ministrados por capacitadores formados pelo Estado de São Paulo. Os profissionais receberam todos os conceitos teóricos e explicações detalhadas das doenças, além de questões sobre o acolhimento e acompanhamento do paciente. Na prática, também receberam informações sobre as técnicas e maneiras corretas de realizar o teste rápido para diagnóstico das doenças.

 “O teste rápido só deve ser realizado pelo profissional capacitado, por isso, este treinamento foi oferecido aos enfermeiros, aumentando o número de profissionais aptos no município para a realização do exame, ressaltando que, o diagnóstico precoce é sempre fundamental para o encaminhamento do paciente o quanto antes aos serviços especializados para que recebam o tratamento adequado da doença”, explicou o secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti.

 “A capacitação dos nossos servidores contribui para a prevenção dessas doenças ou então na identificação rápida, agilizando o tratamento e cuidando da saúde da população”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.