Connect with us

Nossa Cidade

Colaboradores e assistidos pelas entidades Caluz e Nisfram passam por testagem rápida para Covid-19

Publicado

em

Colaboradores e população assistida pela Caluz e pela Nisfram também passaram por testagem rápida para Covid-19, assim como é feito entre os profissionais da Saúde municipal e demais colaboradores da Prefeitura que têm contato direto com a população no exercício de suas funções. A Caluz e a Nisfram são parceiras da Prefeitura de Sumaré, atuantes no município e, por prestarem atendimento essencial, tiveram os trabalhos mantidos nesse período de pandemia.

No total, foram realizados 113 testes nas duas entidades. A testagem aconteceu por orientação do secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, realizada pela equipe da Rede de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura. Nessa quarta-feira (22), em parceria com a Universidade de Paulínia, 48 pessoas na Nisfram foram testadas e todos os resultados foram negativos para Covid-19.

Na Caluz, a testagem foi realizada no último sábado, dia 18.  Das 65 pessoas que passaram pelo procedimento, quatro colaboradores testaram positivo para a doença e foram imediatamente afastados de suas funções. Todos os idosos e pessoas em tratamento de dependência química que são atendidos pela entidade tiveram os testes negativados.

“Essa testagem é muito importante especialmente para identificarmos os assintomáticos – aquelas pessoas que são positivas para Covid-19 mas que não apresentam sintomas – a fim de  monitorarmos de perto e orientarmos as medidas preventivas para interromper a circulação do vírus, barrando a contaminação de mais e mais pessoas, a fim de proteger a saúde da nossa população. Ainda mais nas entidades, que atendem pessoas em vulnerabilidade, essa testagem é fundamental.”, enfatizou o prefeito Luiz Dalben.

A Caluz (Caminho de Luz) é uma entidade que atende pessoas em situação de rua oferecendo acompanhamento técnico especializado e particularizado, como regularização dos documentos e inserção no Cadastro Único, além de fazer o encaminhamento para os serviços de Saúde, Educação e capacitação profissional do município, com o objetivo de reinserir essas pessoas na sociedade.

Já a Nisfram tem forte atuação nas áreas social, educacional, inclusão, acessibilidade e serviços técnicos. Oferece projetos socioeducativos visando promover uma melhor qualidade de vida a crianças e adolescentes menos favorecidos, especialmente na região do Parque das Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã.

Testagem rápida

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 18, a primeira etapa da testagem rápida da Covid-19 para a população que não apresenta sintoma da doença. Foram aplicados 1.200 testes em toda a cidade e 40 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus, orientadas e estão sendo monitoradas pela Secretaria.  

A ação teve como objetivo realizar a busca ativa de pacientes assintomáticos e proporcionar um diagnóstico mais ágil, evitar a aglomeração nas unidades de saúde e separar as pessoas assintomáticas, mas que já tiveram uma gripe ou contato com alguém que testou positivo para o coronavírus, por exemplo, dos pacientes que estão com suspeitas e acabam contaminando esse público sem sintomas, a chamada contaminação cruzada.

Em breve, novas testagens serão realizadas. Os testes estão sendo disponibilizados aos poucos, de maneira organizada e com agendamento, para atender com qualidade e proteção todos que necessitam. Além disso, esses dados são importantes para um mapeamento das regiões com mais incidências de caos, sendo possível intensificar as ações nesses locais.

“Inicialmente, ofertamos 750 testes nessa primeira etapa e realizamos um pré-cadastro dos moradores para fazer a testagem de maneira agendada. Porém, devido à grande procura durante o cadastramento e nas unidades de saúde ao longo da testagem, o Município solicitou a ampliação da quantidade de testes e conseguiu mais 450 unidades. Ressaltamos que 50% dos cadastrados não comparecem nas unidades e as equipes chamaram os próximos munícipes da fila de espera. É importante que as pessoas ajam com responsabilidade nas próximas etapas, pois, em breve, um novo cadastramento será liberado. Atendemos e realizamos testes diariamente em pacientes com sintomas e suspeitas, porém, é importante ampliarmos a a busca ativda dessas pessoas assintomáticas, que muitas vezes tiveram contato com alguém bem próximo e que testou positivo para a doença, além de diminuir a procura e aglomeração das unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

A Prefeitura já vem realizando a testagem rápida nos colaboradores, iniciando pelos profissionais da linha de frente, considerados de risco, pois trabalham diariamente contra a pandemia, e estendendo para os demais colaboradores, a fim de mapear se algum profissional está com o vírus, protegendo tanto o funcionário quanto a população.

Em Sumaré, todos os cidadãos que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada), de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e também as UPAS Macarenko e Matão, 24 horas, sete dias por semana. Todos são atendidos respeitando os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários e de saúde.

Nossa Cidade

Cemitério da Saudade começa a ganhar asfalto novo em obras da Prefeitura de Sumaré

Publicado

em

Por

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, acompanhou nesta sexta-feira (22) o início das obras que darão asfalto novo ao Cemitério Municipal da Saudade. As quadras que não contavam com asfaltamento estão sendo pavimentadas e, nas demais, será realizado o recapeamento asfáltico.

“O Cemitério da Saudade passa por uma ampla revitalização que vem completar o trabalho rotineiro que é feito pelas nossas equipes de manutenção, melhorando consideravelmente o acesso às pessoas que visitam os túmulos de entes queridos sepultados no local”, disse o prefeito.

O pacote de melhorias inclui a limpeza das quadras, poda das árvores, serviços de pintura e reparos. No próximo mês de Novembro, a população e demais visitantes do local já poderão conferir de perto as melhorias, tendo em vista o aumento significativo no número de pessoas que frequentam o cemitério por conta do Dia de Finados (celebrado em 2 de novembro).

As obras são realizadas com material e mão de obra próprios do Município e têm execução das equipes das secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos. O endereço do Cemitério Municipal da Saudade é Avenida da Saudade, nº 981, bairro Parque Florença, localizado na região central de Sumaré.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré terá vacinação contra o coronavírus no sábado (23)

Publicado

em

Por

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré realizará neste sábado (23) vacinação contra o coronavírus, das 9h às 16h, no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”. O endereço é Rua Sebastião Raposeiro Júnior, nº 261, Vila Yolanda Costa e Silva.

A vacina estará disponível para os seguintes públicos:

  • 1ª dose – população de acordo com o Plano Estadual de Imunização;
  • 2ª dose – conforme data especificada no comprovante de vacinação;
  • 3ª dose – população acima de 60 anos de idade (que recebeu a 2ª dose ou dose única há seis meses); imunossuprimidos (que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias) e profissionais da Saúde (que tomaram a 2ª dose há pelo menos seis meses).

Para a primeira dose, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência (a população mais jovem pode apresentar o comprovante em nome do responsável). Já para as segunda e terceira doses (dose de reforço), deverá ser apresentado o comprovante de vacina. Para os imunossuprimidos, será exigido documento que comprove a doença imunossupressora. Já os profissionais da Saúde devem levar documento comprovante de vínculo ativo com o serviço de Saúde.

Redução do prazo para 2ª dose da Pfizer

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Sumaré adiantou o prazo para a segunda dose da vacina contra o coronavírus da fabricante Pfizer. A população na faixa etária entre 12 anos e 17 anos 11 meses e 29 dias pode completar o esquema vacinal após 8 semanas (56 dias) da primeira dose. Com 18 anos ou mais, o prazo é de 3 semanas (21 dias) após a primeira dose.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Cemitério da Saudade Sumaré receberá asfalto novo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos, executa serviços de limpeza e manutenção no Cemitério Municipal da Saudade.

Após a conclusão, o local receberá asfalto novo, melhorando o acesso das pessoas que visitam os túmulos de familiares e amigos sepultados no local. No mês de novembro, o fluxo de visitantes que passam pelo Cemitério da Saudade aumenta consideravelmente devido ao feriado de Finados.    As obras são realizadas com recursos próprios do município.

“O cemitério é uma área que recebe trabalhos de conservação constantemente, com as equipes mobilizadas e envolvidas todos os dias nos serviços de poda das árvores e de limpeza em geral e agora contará com asfalto novo, oferecendo mais segurança e conforto às pessoas que visitam o cemitério”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

O Cemitério Municipal da Saudade está localizado na Avenida da Saudade, nº 981, bairro Parque Florença, região central de Sumaré.

Continue Lendo