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Com a chegada do verão, BRK alerta para os perigos da água de chuva lançada nas redes de esgoto

Um dos grandes vilões para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário é a interligação incorreta, ou seja, a mistura indevida e irregular da água de chuva nas redes de esgoto. A informação é da concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, que, durante o verão, com a temporada de chuvas mais frequentes, alerta sobre um maior risco de ocorrências de vazamentos, podendo chegar até ao retorno do esgoto em imóveis.

“O número de ocorrências nas redes de esgoto do município chega a ser quase 40% maior em períodos chuvosos. Isso porque em vários imóveis a água da chuva é lançada de forma indevida diretamente na rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação, dificultando o escoamento e, em dias de chuva, ocasionando extravasamentos de esgoto”, informa Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da concessionária.

A ligação irregular da água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumentar a possibilidade de retorno do efluente nas ruas e nos imóveis, tendo em vista a força e quantidade de água de chuva que entra na rede de forma incorreta. 

O gerente de operações destaca que é importante os moradores de Sumaré estarem informados sobre a ligação e destinação corretas das águas. “As redes de esgoto foram projetadas para receber, exclusivamente, o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Quando a água da chuva é incorretamente direcionada para a rede coletora de esgoto, ela sobrecarrega o sistema e provoca obstruções, extravasamentos e compromete o serviço de coleta e tratamento, assim como pode gerar prejuízos para toda a comunidade local”, diz.

Essas ligações inadequadas – muitas vezes causadas por desconhecimento da população – são proibidas por lei e passíveis de punições. No Brasil, onde há grande volume de chuvas, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina essa regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas distintas, separando assim a água de chuva dos esgotos gerados nas residências. 


O início oficial do verão – a estação mais chuvosa do ano – nesta terça-feira (21), reforça a necessidade de atenção para o tema. E para orientar a população, a BRK desenvolve no município um Programa de Vistoria Residencial, denominado ProAgir. Equipes da concessionária, devidamente uniformizadas e com o crachá de identificação, percorrem casa a casa em diferentes regiões da cidade, distribuindo informativos sobre o tema e realizando vistorias no interior dos imóveis. 

Neste ano, seguindo todas as exigências sanitárias recomendadas para o período, 1198 imóveis foram visitados nos bairros Jardim Maria Antônia e Parque Bandeirantes. Em 23 locais vistoriados foram encontradas irregularidades, mas esse número é apenas um indicativo, já que nem sempre os proprietários dos imóveis são localizados ou permitem a realização da vistoria pela concessionária. 

Durante a ação, funcionários da BRK solicitam a permissão para realizar as vistorias no interior dos imóveis. Quando autorizada, a concessionária checa ralos e calhas para confirmar se a água de chuva é direcionada para a galeria de água pluvial ou para a rede de esgoto. Essa checagem é feita jogando água pelos ralos, podendo adicionar corante para uma maior precisão. Caso elas estejam conectadas à rede de esgoto, o(a) morador(a) recebe a orientação da concessionária e tem até 90 dias para fazer a adequação.

“É importante que a população de Sumaré conheça e se conscientize da necessidade desse trabalho. As vistorias nos imóveis buscam prevenir problemas mapeando os locais com escoamentos indevidos e orientar sobre a necessidade de separação entre tubulação de esgoto e de escoamento de água de chuva”, esclarece o gerente. 

Para mais informações sobre o tema ou qualquer outra necessidade relacionada aos serviços de água e esgoto, a BRK disponibiliza atendimento gratuito, 24 horas, pelo telefone 0800-7710001.