Nossa Cidade
Controle da Dengue de Sumaré realiza nebulização nos bairros com mais casos suspeitos
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate à dengue em todo o Município. Nessa semana, os bairros que têm registrado mais casos suspeitos estão recebendo as equipes do Controle da Dengue para serviços de aplicação de inseticida com bomba costal, conhecido também como nebulização.
O cronograma continua no bairro Vila Vale. Na próxima semana os trabalhos ocorrerão na Vila Santana. Esse bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da doença. Porém, é fundamental a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam.
“Não podemos descuidar. E neste momento, em que também estamos atentos ao coronavírus, contamos ainda mais com o apoio da população. É muito importante que todos adotem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.
Os agentes de endemias verificam os quintais, aplicam larvicida (quando necessário) e retiram criadouros inservíveis. Enquanto uma equipe realiza a nebulização outra visita as casas do bairro. Os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito. A equipe realiza ainda o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156.
Até o momento, Sumaré registrou 873 notificações de casos de dengue. Desse total, 376 casos positivos e 21 estão sendo investigados. No ano passado foram 2.866 casos confirmados da doença.
COMBATE AO MOSQUITO
Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações:
* Manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada
* Remover folhas, galhos e tudo o que impede a água de correr pelas calhas
* Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje
* Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
* Trocar a água e lavar os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana
* Garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo
* Descartar corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis
* Não jogar lixo em terrenos baldio.