Cultura: projeto online de residência artística está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a participação em um projeto online Residência Artística com Ponto de Partida, realizado pelo grupo mineiro Ponto de Partida.
A inscrição, gratuita, pode ser feita pelo endereço www.grupopontodepartida.com.br até o dia 23 de junho. O projeto é promovido pelo Ministério do Turismo, com patrocínio da AcelorMittal e Belgo Bekaert por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Serão 20 vagas disponíveis e os selecionados serão escolhidos por meio da decisão de uma comissão formada por atores, músicos e direção artística do grupo. Os critérios para a escolha são de total responsabilidade dessa comissão.
As inscrições são voltadas para atores e atrizes maiores de 16 anos de qualquer parte do mundo, desde que falantes de português.
COMO FUNCIONA
A residência terá a duração de 10 semanas e todos encontros serão realizados via Zoom (serviço de videoconferência). Dessa forma, é obrigatório que os selecionados tenham acesso a internet durante a residência. A Residência Artística acontecerá de 5 de julho a 10 de setembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas. Todas as terças, às 20h, encontros ao vivo, abertos ao público, com os convidados especiais, no Instagram @pontodepartida. Não haverá programação aos sábados e domingos.
Os residentes serão divididos em quatro pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com uma dupla de atores do Ponto de Partida (os tutores) durante duas semanas e, ao fim deste período, os grupos trocam de tutores. Assim, ao final das 10 semanas, os participantes terão trabalhado, diretamente, com todos os atores da companhia.
Além dos tutores, os selecionados terão acompanhamento da diretora Regina Bertola e orientações da equipe técnica do grupo: Babaya (voz), Suely Machado (corpo), Tereza Bruzzi e Alexandre Rousset (figurino e espaço cênico), Rony Rodrigues (iluminação). O público também será presenteado com encontros semanais e gratuitos, que serão transmitidos, ao vivo, pelos canais digitais do grupo. Entre os convidados estão a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, o educador Tião Rocha, o bailarino e coreógrafo Wagner Moreira, o ator Luiz Melo, entre outros grandes nomes.
Share this content: