Curso Básico de Cultivo de Orquídeas
Cerca de 20 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira, dia 10 de junho, do Curso Básico de Cultivo de Orquídeas, promovido gratuitamente pela Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré. O encontro aconteceu no Orquidário Sumaré, Região Central da cidade, e o público do curso foi formado por visitantes do orquidário que demonstraram interesse por orientações sobre cultivo e cuidados com a planta e deixaram seus telefones para contato.
O produtor sumareense, Sérgio Scantanburlo, e a responsável pelo Orquidário, Rosemary Theodoro, receberam os participantes para esclarecer dúvidas e passar um pouco da experiência com o cultivo de orquídeas. O curso teve duração de 1h30 e abordou assuntos como ambiente para o cultivo, tipos de vasos para o plantio, irrigação, adubação, prevenção contra pragas e doenças, entre outros temas, além da demonstração do plantio na prática.
“A principal dica é a pessoa gostar de plantas e procurar participar de grupos, estando no meio de pessoas que cultivam orquídeas para aprender sobre o assunto, porque sozinho é difícil, embora seja mais simples do que parece. Querer aprender é o mais importante! Eu gostei bastante do encontro porque é a primeira vez que encaro uma turma como esta para troca de informações. Procurei esclarecer as dúvidas e passar para o público o que é mais simples e mais importante no cultivo das orquídeas”, resumiu Sérgio.
Armando Santiago, de 67 anos, morador do Jardim Maria Antonia de Sumaré, aprovou a iniciativa. “Tenho um orquidário em casa com cerca de 60 vasos e hoje tive a oportunidade de conferir o certo e o errado no cultivo destas plantas”, disse o aposentado.
“Gosto muito deste espaço em Sumaré e o curso foi muito bom para a gente se informar, ainda mais para mim que tenho mais de 100 vasos de orquídeas em casa. Busco informações por meio de leitura, mas o contato pessoal é bem melhor”, disse Eloína Proença da Silva, 63 anos, moradora da cidade de Nova Odessa.
NOVO ENCONTRO
Nesta quinta-feira (11 de junho), a partir das 14 horas, o Orquidário Sumaré receberá mais um grupo interessado em informações sobre o cultivo de orquídeas. Quem quiser participar, ainda dá tempo. Basta comparecer ao local no horário do curso, ou ligar para a Secretaria de Meio Ambiente de Sumaré para inscrição e mais informações. O telefone é (19) 3828-4775. Será uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o assunto e conhecer o espaço público sumareense de exposição de orquídeas.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente, outros encontros como este serão realizados ao longo do ano. Os interessados devem deixar seus contatos e, quando forem definidas novas datas de cursos, os responsáveis ligarão para fazer o agendamento.
VISITAS
O Orquidário Sumaré fica na Avenida Eugenia Biancalana Duarte, nº 150, Loteamento Tereza Buchianéri Biancalana, na Região Central (ao lado da Secretaria de Meio Ambiente de Sumaré). O horário de funcionamento é de quarta a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 12 horas. A entrada é gratuita.
“O Orquidário Sumaré é um ótimo local para a gente passear, venho quase todo mês. Aqui me sinto em paz”, disse Sidalva Oliveira, 54 anos, moradora do Parque Salerno de Sumaré.
Share this content: