Connect with us

Nossa Cidade

Curso de capacitação profissional em Sumaré

Publicado

em

Recentemente, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Programa “Via Rápida Emprego”, iniciou mais um curso de capacitação profissional. Desta vez, o treinamento é de “Arrumação e Conferência de Carga”, ministrado por professores do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

curso-sumare

A capacitação é oferecida no Centro Administrativo de Nova Veneza e deve durar cerca de um mês. As aulas ocorrem das 8 às 12 horas e visam preparar os 25 alunos para o mercado de trabalho. Para os alunos desempregados e que não recebem algum benefício do Governo (como auxílio-doença, seguro-desemprego, etc) são oferecidos vale-transporte, vale-alimentação e bolsa-auxílio. O valor total pode chegar a R$ 460,00.

No mês passado, a Prefeitura de Sumaré já havia oferecido um outro curso em parceria com o Programa “Via Rápida Emprego”, via Sest/Senat. Nesta capacitação, foram formados 27 alunos do curso de “Operador de Equipamento Hidráulico”. Segundo a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, os interessados em participar dos próximos cursos profissionalizantes devem manter os cadastros atualizados no site do Programa: www.viarapida.sp.gov.br.

QUALIFICAÇÃO

Atualmente, cerca de 17 cursos oferecidos pela Prefeitura de Sumaré beneficiam em torno de 470 sumareenses com mais de 14 anos. Normalmente, para viabilizar o oferecimento destas atividades, a Prefeitura estabelece convênios com entidades já conhecidas no ramo educacional, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sest/Senat.

Publicidade

Ao Município, na maioria das vezes, cabe a cessão dos espaços destinados às aulas, bem como a mobilização e seleção dos alunos, feita pela Central Única de Atendimento ao Bolsa Família e Cadastro Único. A ideia, segundo a secretaria de Desenvolvimento Social, é ampliar o oferecimento de cursos profissionalizantes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook