Connect with us

Nossa Cidade

DAE de Sumaré realiza troca de bomba da Captação do Atibaia

Publicado

em

Com a manutenção, 4 regiões necessitam economizar água

Desde o início da manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, as equipes do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré trabalham em ritmo intenso na troca da bomba de número 1 da Estação de Captação de Água do Rio Atibaia. A medida visa ampliar a oferta de água tratada e distribuída pela ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, situada no Parque Itália.

Por isso, durante toda esta quinta esta sexta-feira, dia 30, moradores dos bairros das regiões do Maria Antonia, Matão, Nova Veneza e Picerno, atendidos pela ETA 2, poderão enfrentar dificuldades no abastecimento em função da obra, com sensível perda de pressão nas ligações domiciliares.

Segundo a Diretoria Técnica da autarquia, “a troca se fez necessária em função de esta bomba ter apresentado redução no volume de captação ao longo do tempo e, consequentemente, estar apresentando uma diminuição na sua capacidade de bombeamento de água bruta para a ETA 2”.

Todas as cinco bombas ficam situadas junto ao Rio Atibaia, de onde a água bruta é bombeada para a ETA 2 – que, por conta da troca de bomba, foi momentaneamente desligada nesta quinta, interrompendo provisoriamente o fornecimento de água tratada para todos os bairros atendidos por ela.

Publicidade

PREVISÃO

A autarquia trabalha com previsão de retorno do abastecimento na manhã desta sexta-feira. Como sempre acontece nestes casos, a pressão deve retornar ao normal primeiro nas partes mais altas dos bairros, com as partes baixas percebendo o retorno do abastecimento em seguida. Assim, a pressão só deve ser completamente normalizada quando os reservatórios regionais estiverem com seus níveis plenamente recuperados. Por isso, todos os moradores destas quatro regiões devem economizar ao máximo a água existente nos reservatórios domésticos até o final desta sexta-feira.

Por isso, o DAE mais uma vez recomenda a todos os moradores que usem a água com moderação até a pressurização total da rede de fornecimento. Em todas as regiões afetadas pela manutenção, os consumidores devem usar com moderação a água dos reservatórios domésticos (caixas d’água). Podem sentir o corte no fornecimento algo próximo a 60% da população sumareense.

Novas informações podem ser disponibilizadas a qualquer momento através dos boletins informativos publicados no site do DAE, o www.daesumare.com.br, ou podem ser obtidas pelos consumidores no telefone gratuito do Canal Direto do DAE, o 0800-151025.

CAPACIDADE

Publicidade

Atualmente, de acordo com a autarquia, a produção de água tratada na ETA 2, do Parque Itália, é de 520 litros por segundo, em média. Na ETA 1, situada na Região Central, a capacidade é de 330 litros por segundo. A cidade conta com 13 milhões de litros em reservatórios ligados à ETA 2 e mais 5 milhões na ETA 1, que são considerados os “pulmões” do sistema de abastecimento de água da cidade.

Segundo o presidente do DAE, Valmir Ferreira da Silva, essa substituição de bombas é fundamental para que o volume captado se mantenha em uma quantidade adequada ao consumo da população. “Esta operação foi programada e faz parte de um trabalho para a melhoria do abastecimento do nosso município. O DAE está trabalhando incessantemente nesta operação, para que a população não seja prejudicada pela falta de água”, disse da Silva.

Ainda segundo o presidente, “é imprescindível que a população entenda a importância da obra para a cidade e também colabore com o consumo consciente, evitando o desperdício para que o impacto de desabastecimento de água seja menor”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook