Connect with us

Policial

DEFESA CIVIL ALERTA PARA FORTES CHUVAS NO ESTADO DE SP

Publicado

em

Aviso de risco meteorológico foi divulgado no início da tarde desta segunda-feira (03) pela Defesa Civil de São Paulo.  A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, a partir desta terça-feira (04), áreas de instabilidade podem causar pancadas de chuva dispersas em São Paulo.

O mau tempo segue até sexta-feira (07) e atingirá várias áreas, incluindo toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Haverá um acumulado de cinco dias com valores acima de 110mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas e São Paulo.

Por meio do alerta meteorológico, a Defesa Civil informa que a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” – pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.

Para manter a população informada sobre as condições climáticas, a Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem com o número do CEP (sem ponto ou hífen) para o número 40199.

Continue Lendo

Policial

Continuam abertas as inscrições para pessoas a partir de 60 anos interessadas em participar do ‘Clube de Leitura’

Publicado

em

Por

Segue até o próximo dia 28 o período de inscrições para pessoas com 60 anos ou mais interessadas em participar do ‘Clube de Leitura 6.0’. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, e de Inclusão Social, com a Fundação Observatório do Livro e Leitura, que tem sede na cidade de Ribeirão Preto.

O objetivo do projeto é oferecer bem-estar físico e emocional à população idosa para um envelhecimento ativo e com mais qualidade de vida com a implantação de clubes de leitura que utilizam livros digitais. Com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, estão disponíveis três pontos para as inscrições que devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas:

·         Centro de Convivência da Terceira Idade: Avenida Brasil, nº 1.111, em Nova Veneza;

·         Núcleo de Bem Estar do Bom Retiro: Rua Engenheiro Jayme Pinheiro Ulhôa Cintra, 1.834, Jardim Bom Retiro;

·         Núcleo de Bem Estar Ipiranga: Praça Wanderson Salvador Farias, Residencial Ipiranga.

O funcionamento de clube de leitura é bem simples: durante 12 meses, cada um dos 18 polos do projeto recebe um acervo diversificado com 10 mil e-books e tablets para acesso à leitura. Toda semana são realizados encontros entre os idosos e os mediadores e, a partir das rodas de conversa, acontecem a interação e a troca de conhecimentos.

Os membros do clube também são estimulados a ler outros livros no celular ou computador e recebem login e senha que podem ser compartilhados com os familiares. O acesso é livre 24h por dia, inclusive com a internet desligada.

“Estamos muito felizes com mais essa parceria, desta vez visando a melhoria da qualidade de vida dos sumareenses com 60 anos ou mais, que tanto já trabalharam pela nossa cidade e muito tem a nos ensinar. Vivemos na era digital e esse projeto vai possibilitar, além de mais proximidade dos idosos com a tecnologia, oportunidades de convívio social, diálogo, cultura, autonomia e desenvolvimento pessoal”, comentou recentemente o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Policial

PM captura procurado pela justiça no Jardim Basilicata, em Sumaré

Publicado

em

Por

Uma equipe de Apoio da 1ª CIA PM, em patrulhamento preventivo na madrugada desta quarta-feira (19) pelo bairro Jardim Basilicata, em Sumaré, quando pela Rua Laranjeiras se deparou com um indivíduo em atitude suspeita.

De imediato os policiais efetuaram abordagem, onde na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém ao pesquisar a vida pregressa via COPOM/PRODESP, constatou um mandado de prisão em desfavor do abordado.

Diante do fato o indivíduo foi conduzido ao plantão policial de Sumaré, onde foi dado ciência à autoridade de plantão, que determinou a elaboração do boletim de ocorrência de Captura de procurado, recolhendo o indiciado M. à cadeia pública de Sumaré, ficando a disposição da justiça.

Continue Lendo

Policial

Idoso é autuado pela 10º vez por tráfico de pássaros silvestres em Sumaré

Publicado

em

Por

Um idoso de 63 anso foi autuado pela Polícia Militar Ambiental, nesta quinta-feira(13), por tráfico de pássaros silvestres no distrito de Nova Veneza, em Sumaré (SP). De acordo com a corporação, que chegou ao local por denúncia anônima, foram encontradas 15 aves dentro da residência.

Entre as espécies, estão galo de campina, trinca-ferro, coleirinha, canário da terra, caboclinho, bigodinho e tempera viola. Além dos pássaros, a polícia também apreendeu sete viveiros, 30 gaiolas, um alçapão, além de caixas de leite usada para o transporte das aves. Nas outras vezes que autuou o idoso, em outro endereço, a polícia apreendeu aproximadamente 400 pássaros.

Ainda segundo a corporação, o homem busca os pássaros no Sul de Minas para revender em Sumaré. O idoso será encaminhado ao 3º Distrito Policial da cidade para o registro da ocorrência de crime ambiental e será liberado. A multa, por conta dele ser reincidente, foi fixada em R$ 22,5 mil. A prefeitura deve mandar um caminhão à residência para fazer a retirada das gaiolas.

A polícia também vai acionar o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que os pássaros passem por uma readaptação e depois sejam soltas na região do próprio bioma.

Por MC Fernandes

Continue Lendo