Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil apresenta Plano de Ações Contra Enchentes e terá sala de monitoramento 24 horas

Publicado

em

 

Sumaré, 31 de outubro de 2017

 

A Defesa Civil de Sumaré concluiu o Plano Municipal de Ações Contra Enchentes e, seguindo determinação do prefeito Luiz Dalben, colocará as medidas preventivas em prática já nas próximas semanas, após apresentação a todas as secretarias envolvidas. O plano prevê, dentre várias outras ações, a implantação de uma sala de monitoramento 24 horas, com previsão meteorológica e dos índices pluviométricos. Além disso, estão planejados quatro abrigos provisórios, em diferentes regiões da cidade, para remoção das famílias de áreas de risco, caso haja necessidade.

“Neste plano constam medidas preventivas, de socorro e assistenciais, a fim de evitarmos ou minimizarmos danos que possam vir a ocorrer devido às cheias dos rios que cortam a nossa cidade. Nossa preocupação é proteger a população em primeiro lugar”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Publicidade

As ações de prevenção e orientação já começaram, com a distribuição de material informativo nas escolas. Na próxima semana, o Plano será apresentado pelo superintendente da Defesa Civil, Carlos Eduardo Vicente, a todas as demais secretarias envolvidas: Inclusão Social, Habitação, Serviços Públicos, Saúde, Mobilidade, Meio Ambiente, Obras e Governo, além dos outros departamentos da Secretaria de Segurança Pública. “O plano traz um mapeamento das áreas de risco da cidade – 28 – e será compartilhado junto às demais secretarias, para que todos estejam preparados e haja um trabalho integrado e eficiente”, explicou Carlos Eduardo.

Para reduzir os riscos de enchentes, a Prefeitura de Sumaré já solicitou ao DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), órgão do Estado, o desassoreamento do Ribeirão Quilombo. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também está iniciando um trabalho de conscientização junto à população, para evitar o descarte irregular de resíduos às margens dos rios, córregos e nas ruas – o que favorece o assoreamento dos cursos d’água e o entupimento de bueiros.

Além disso, um dos pontos problemáticos no Jardim Lucélia e bairros adjacentes também já recebeu intervenções este ano. Os vãos por onde passam as águas do Quilombo, embaixo de uma ponte férrea, foram alargados, a fim de melhorar a vazão em dias de grandes volumes de chuvas e, assim, evitar o represamento das águas – o que acabava ocasionando a cheia neste ponto do rio.

“Nossas equipes estão preparadas e de plantão, 24 horas por dia, para prestar socorro e qualquer assistência à população, caso ocorra algum problema neste período chuvoso que se inicia”, reforçou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin. O telefone da Defesa Civil é 3903-4147. O monitoramento das áreas de risco também será realizado por meio de vistorias em campo.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook