Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil de Sumaré participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem 2018

Publicado

em

 

Sumaré, 20 de abril de 2018

 

A Defesa Civil de Sumaré participou ontem, dia 19, de mais uma oficina preparatória para a Operação Estiagem 2018, realizada em Piracicaba. O treinamento é promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e conta com o envolvimento de mais de 30 cidades das regiões metropolitanas do Estado.

Durante a capacitação, por meio de conteúdo teórico e prático, os agentes são atualizados sobre os procotolos corretos mediante cada situação encontrada durante a estiagem, período conhecido pelo tempo seco e maior vulnerabilidade para incêndios. São abordados temas como legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade, solicitação de recursos às esferas estadual e federal, uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, “Operação Corta-Fogo”, combate ao Aedes aegypti e fiscalização de queimadas e incêndios florestais.

Publicidade

“O treinamento aborda aspectos para a construção de uma rede de prevenção de riscos e de desastres, nos permitindo aperfeiçoar o uso das ferramentas existentes. As capacitações são fundamentais para efetuarmos as ações com agilidade e segurança. Além disso, os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal, o que é vital para nosso atendimento à população”, explicou o superintendente de Defesa Civil de Sumaré, Carlos Eduardo Vicente.

“Investir na segurança de Sumaré é um dos nossos compromissos e as capacitações para as nossas equipes da Defesa Civil, Guarda e Bombeiros fazem parte deste trabalho. São colaboradores que sempre estão de prontidão para atender com carinho nossos moradores em situações de emergência. Os meses de estigem nos preocupam, por isso, estamos finalizando um plano de contingência, com foco na prevenção. Caso tenhamos alguma ocorrência, estaremos prontos para agir com eficiência em defesa da nossa comunidade e também do meio ambiente”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O curso segue até dia 29 de maio e é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência Estadual de Controle de Endemias (SUCEN), Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros Estadual.

 

 

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade