Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil de Sumaré participa de Oficina Preparatória para Operação Estiagem

Publicado

em

A equipe de Defesa Civil da Prefeitura de Sumaré participou nessa terça-feira, dia 12, da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem. O treinamento é oferecido pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo e acontece via EAD (Educação à Distância), abordando temas como legislação e métodos de prevenção e combate a incêndios. “São orientações para enfrentamento dos problemas que podem surgir durante o período de seca típico dessa época do ano”, resumiu o superintendente da Defesa Civil de Sumaré, Demetrio Mateus Moreira.

“A qualificação dos nossos profissionais é muito importante para que possamos prestar um serviço com o máximo de eficiência a nossa população. Esse período que estamos, em que as chuvas são menos frequentes e a umidade relativa do ar mantendo-se baixa, requer muitos cuidados a fim de evitar queimadas e incêndios e também para prevenção da nossa saúde”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

De acordo com a Defesa Civil de Sumaré, em março desse ano – quando ocorreu o último período chuvoso na cidade -, foi registrado um volume total de 56,5 mm de chuva, bem abaixo da medida mensal de, aproximadamente, 400 mm. No domingo passado, dia 10 de maio, a umidade relativa do ar chegou a 39%, colocando o município em “estado de observação”. A Operação Estiagem segue até o mês de setembro.


Queimadas e incêndios

Na noite da última segunda-feira (11), as equipes municipais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atenderam a uma ocorrência de queimada em terreno próximo a um condomínio de moradores na região do Matão. As chamas se alastraram rapidamente e tomaram conta de praticamente toda a área, assustando os moradores. A causa está sendo apurada.

Publicidade

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena aos infratores é de dois a quatro anos de prisão e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Infelizmente, ocorrências de queimadas e incêndios em vegetação são comuns na nossa região durante o período de seca e, para evitá-las, são necessários alguns cuidados:

  • Não jogar pontas de cigarro pela janela do carro e nem fumar em locais com vegetação densa;
  • Não eliminar lixo ou entulho com o uso do fogo. Utilizar fogo para queima de lixo ou para eliminar o mato em terrenos é crime ambiental;
  • Orientar e monitorar as crianças para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente nas proximidades de vegetações;
  • Não deixar garrafas ou pedaços de vidro próximo a matas (os vidros funcionam como lentes convergentes ao sofrer a ação da luz solar que, concentrada, pode incidir sobre a vegetação seca e causar incêndio);
  • Em acampamentos, evitar fazer fogueiras, mas, se for realmente necessário, deixar sempre alguém vigiando e apagar totalmente antes de se afastar do local;
  • No caso da necessidade de queima controlada para fins agropastoris, é necessário solicitar autorização prévia dos órgãos ambientais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook