Defesa Civil emite aviso aproximação de frente fria

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que os atuais modelos meteorológicos apontam a aproximação de uma frente fria na próxima sexta-feira (2). Já no sábado (3), a frente fria avança para o Sudeste e a condição para pancadas de chuva persiste, porém, desta vez, espalhada por todo o Estado.

O aviso foi emitido nesta quarta (31/07), até o momento não há risco para tempestade severa, porém os volumes de chuva podem girar em torno dos 40mm na Região Metropolitana.

Há risco para queda acentuada da temperatura a partir de sexta-feira (2), no período noturno. Uma massa de ar polar atua após a passagem desta frente fria e provoca intensa sensação de frio. 

O pico do frio será na manhã do domingo (4), com mínima de 8°C e sensação térmica de 5°C em alguns pontos. Nas demais regiões paulistas também há condição para o frio intenso, principalmente no período da manhã. Mesmo com a presença do Sol a temperatura não sobe muito ao longo do dia e a sensação será de frio durante a tarde.

Segundo a previsão é que o frio intenso segue até pelo menos segunda-feira (5), quando a massa de ar polar perde força. A temperatura aumenta gradativamente ao longo da semana e a sensação de frio diminui aos poucos.


“O maior risco nessas ocasiões são de hipotermia severa, que pode desencadear a morte, se não houver intervenções necessárias, por isso antecipar as ações são de extrema importância, reforçamos que o poder publico trabalha em conjunto com outras instituições, e que as pessoas em situação de rua e, em maior vulnerabilidade social, os que aceitarem serão devidamente encaminhados a esses abrigos provisórios” orienta Cadu, Superintendente de Proteção e Defesa Civil de Sumaré.

Em casos de emergência, orientamos a ligar aos órgãos emergenciais.

Corpo de Bombeiros Municipal 193;
SAMU 192;
Policia Militar 190;
Defesa Civil 199.