Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil Estadual visita áreas atingidas pelas chuvas em Sumaré

Publicado

em

Sumaré recebeu na manhã de hoje, dia 7, a visita da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Recepcionada pelo vice-prefeito, Henrique Stein, representando o prefeito Luiz Dalben, a equipe estadual, junto da Defesa Civil Municipal, percorreu as áreas afetadas pelas fortes chuvas que acometeram a cidade nos últimos dias e os pontos que servem de abrigo à população.

“Neste primeiro momento, verificamos as condições das escolas que abrigam as famílias e vistoriamos as áreas afetadas, oferecendo um atendimento suplementar à cidade e contribuindo para as ações de monitoramento e cuidados. Parabenizamos Sumaré pelo empenho no trabalho realizado junto às vítimas e à população em geral, que se mobilizou para ajudar os que mais precisam”, explicou o capitão Jefferson Smário, da Defesa Civil Estadual.

Nos últimos dias, Sumaré registrou 143 mm de chuva, volume três vezes maior que o esperado para a semana e que, considerando também a grande precipitação nas cidades de Campinas e Hortolândia (acima de Sumaré), resultou no transbordo do Ribeirão Quilombo em alguns pontos da cidade, afetando famílias de áreas de ocupação, cerca de 2 mil casas e 16 bairros, entre eles – os mais prejudicados – Vila Diva, Jardins Primavera, Dulce, Basilicata, São Domingos e Chácaras Três Pontes. No momento, 25 famílias ainda estão abrigadas nas Escolas Municipais Antonio Palioto, na região central, e Ramona Canhete Pinto, na região do Matão, e seguem recebendo todo apoio e assistência humanizada, como alimentação, atendimento médico, vacinação, roupas, produtos de higiene pessoal, além de atividades recreativas.

A Prefeitura segue monitorando 24 horas os rios, córregos e áreas de risco do município e realiza o cadastramento das famílias que tiveram suas casas afetadas, distribuindo também kits de materiais de limpeza. Além disso, as sete Administrações Regionais do Município também estão empenhadas na limpeza dos locais afetados, com lavagem das ruas e desobstrução de cabeceiras de pontes e bueiros, devido à grande quantidade de galhos e lixos arrastados pela água da chuva.

“Além da visita e apoio técnico, recebemos também do Estado mais materiais de ajuda humanitária, como alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza, que serão destinados para todos que precisarem”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Sumaré, Carlos Eduardo Vicente.

Publicidade

No sábado, dia 5, o prefeito Luiz Dalben assinou um decreto que declara situação de emergência em Sumaré devido ao elevado e atípico volume de chuva registrado. De acordo com o documento, sob coordenação da Defesa Civil Municipal, os órgãos da Prefeitura devem trabalhar em conjunto para minimizar os riscos e solucionar os problemas e desastres causados pelas fortes chuvas. O documento também autoriza a mobilização de voluntários da sociedade civil e de entidades assistenciais para reforçar as ações de resposta aos desastres.

Aqueles que, em um gesto de solidariedade, desejarem contribuir com as famílias atingidas, podem realizar doações no Fundo Social de Solidariedade (Rua Dom Barreto, nº 1.377, Centro), das 9h às 17h, assim como nas escolas que funcionam como abrigo e também nos supermercados Good Bom, Savegnago, Pague Menos, Paraná e Santa Terezinha.

“Agradecemos a população, que, num lindo gesto de solidariedade, tem realizado doações às famílias afetadas, nos ajudando a levar mais dignidade àqueles que mais precisam. Não estamos medindo esforços para garantir um atendimento humanitário a essa pessoas e agradecemos a todos que tem nos auxiliado neste momento, seja com doações ou com trabalho voluntário. É muito gratificante ver toda a nossa cidade unida para ajudar o próximo”, agradeceu o prefeito Luiz Dalben, que percorreu as escolas que servem de abrigo para conversar com as famílias.

Todas as secretarias municipais trabalham de forma integrada, a fim de garantir a segurança e proteção da população. Em casos de urgência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, SAMU pelo 192 e a Guarda Municipal pelo 3873-2656.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade