Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil monitora Sumaré durante chuvas fortes

Publicado

em

Defesa Civil

Sumaré registrou 69 mm de chuva nas últimas 24 horas, volume bem acima do esperado para o período e a previsão é que as chuvas continuem. Sempre alerta às ações de monitoramento do nível de chuvas, a equipe da Defesa Civil Municipal intensificou os trabalhos in loco em diversos pontos da cidade.

Visando à proteção da população e conter quaisquer eventualidades causadas pelas chuvas, o Comitê de Gestão de Crise da Defesa Civil de Sumaré mantém um plano estruturado de antecipação dos problemas e atendimento dos moradores.

Reuniões periódicas são realizadas, a fim de manter os protocolos de assistência atualizados. Além disso, seguem os trabalhos de limpeza e manutenção da cidade, lavagem de ruas e desobstrução de galerias de água pluvial, além da vistoria das áreas de risco, rios e córregos.

Desde 2017, um trabalho constante é realizado para minimizar os riscos e problemas causados por alagamentos. Para o combate às cheias e outros danos eventualmente causados por fortes chuvas, foram adotadas medidas preventivas pela Defesa Civil, como o acompanhamento dos índices pluviométricos e previsão meteorológica em uma central de monitoramento 24 horas montada na sede da corporação.

Os Ribeirões Quilombo e Tijuco Preto recebem limpezas constantes, por meio de verbas encaminhadas pelo deputado Dirceu Dalben. Também são realizadas atividades de orientação e conscientização da população, como para evitar descartes irregulares, que é um dos principais fatores de risco para alagamentos e enchentes, e monitoramento e vistoria das áreas de risco, mapeadas em 2017 pelo Plano Municipal de Ações Contra Enchentes.

Publicidade

“Por meio de um plano preventivo, trabalho ostensivo e plantão 24 horas, a Prefeitura de Sumaré trabalha visando diminuir ocorrências como enchentes, alagamentos, desabrigados e demais intercorrências e danos. Estamos nas ruas 24 horas, sete dias por semana, monitorando, vistoriando e orientando a população”, explicou o secretário de Defesa Civil, Demétrio Moreira.

            “Nossa preocupação é sempre proteger a população. Elaboramos o Plano Municipal de Ações Contra Enchentes, contendo um mapeamento de todas as áreas risco, e que é nossa base para a elaboração das ações preventivas. Nossas equipes trabalham para prevenir possíveis ocorrências, reduzir os impactos e amenizar os transtornos, minimizando os danos no caso de possíveis desastres naturais”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Caso haja necessidade de atendimentos de urgência os moradores podem entrar em contato pelos telefones: Corpo de Bombeiros Municipal – 193; SAMU – 192 ou Defesa Civil – 199.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade