Nossa Cidade
Departamento de Trânsito reforça sinalização
A SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) da Prefeitura de Sumaré revitalizou a sinalização horizontal (de solo) nas ruas do entorno do Cemitério da Saudade, na região central, entre elas a Avenida da Saudade, onde está localizado o cemitério. Foram reforçadas as faixas de pedestres, sinais de “pare”, faixas contínuas e pontilhadas, pintura de lombadas e sarjetas.
“Com a proximidade do Dia de Finados, quando muitas pessoas visitam o cemitério, revitalizamos as ruas do entorno para proporcionar mais segurança e mobilidade aos visitantes. Esse trabalho também beneficia os moradores das proximidades. A sinalização estava bastante desgastada, prejudicando os condutores e pedestres”, disse o superintendente de Trânsito de Sumaré, José Carlos de Oliveira.
Desde outubro de 2013 toda a cidade está passando por uma revitalização na sinalização horizontal. Receberam as melhorias as vias de maior fluxo de veículos e movimentação de pedestres, como a Avenida Rebouças e a da Amizade, além de locais na Área Cura, Centro, Matão e Jardim Picerno.
PLANO
Em setembro de 2014, a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, assinou o contrato para execução do novo Plano de Circulação de Trânsito da cidade, no qual a Prefeitura vai investir R$ 318 mil. O contrato foi assinado também por representantes do Instituto de Mobilidade Sustentável Ruaviva, vencedor de um processo licitatório e responsável pela execução do projeto.
O Plano é um estudo de toda a malha viária municipal, com o intuito de identificar deficiências e apontar melhorias na Mobilidade Urbana em geral. O Plano estudou semáforos e radares, sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas de solo), lombadas e valetas, mãos de direção e rotatórias – enfim, todos os itens que envolvem a locomoção de motoristas e pedestres –, visando identificar se estes equipamentos estão em locais corretos e se há necessidade de adequação, implantação ou retirada de algum item.