Deputado Dalben conhece projeto de viadutos sobre a linha férrea em Sumaré

O deputado Dirceu Dalben (PL) participou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, no gabinete do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, de uma importante reunião com a equipe de Relações Governamentais da Rumo Malha Paulista, concessionária das ferrovias que cortam o Estado de São Paulo. No encontro, foi apresentado, de forma antecipada, o projeto de um dos três viadutos que serão construídos sobre a linha férrea na cidade. Com a antecipação dos projetos, as obras também devem ter início mais cedo.

Um dos principais defensores da renovação da concessão da Malha Ferroviária Paulista à Rumo, o deputado Dalben comemorou a notícia. “Havíamos nos reunido com a equipe da Rumo em novembro e o prazo para a apresentação dos projetos básicos seria março do ano que vem. No entanto, hoje, ainda em 2020, já nos foi apresentado o projeto de um dos viadutos. Com a graça de Deus e o comprometimento tanto do Poder Público quanto da própria empresa, essas obras tão aguardadas pela população vão acontecer o mais rápido possível, representando um grande salto no desenvolvimento de Sumaré”, destacou o deputado Dalben.

Participaram da reunião os representantes da Rumo Malha Paulista: Marcelo Rodrigues (Relações Governamentais Norte) e Rodrigo Verardino (Relações Institucionais e Governamentais). Eles explicaram que a antecipação, em alguns meses, na apresentação do projeto básico de um dos viadutos vai permitir que a equipe elabore o projeto executivo antes e, consequentemente, antecipe o início das obras e entrega do pontilhão à população.

“É um grande presente para a nossa cidade, mostrando o comprometimento da concessionária com Sumaré e toda a região. Mais um sonho que está se tornando realidade, e Sumaré nos trilhos do desenvolvimento”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Sumaré será beneficiada com três novos viadutos, sendo dois na região central da cidade e outro na região do Picerno. Os dispositivos serão construídos pela própria Rumo, que também ampliará o transporte de cargas em todo o estado.


UMA LUTA DE DALBEN

Dalben acompanhou de perto todo o processo da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista. O novo contrato entre a Rumo e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi assinado em 27 de maio deste ano. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos e vai antecipar obras em diversos municípios paulistas.

Segundo a ANTT, serão R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista (de 35 milhões para 75 milhões de toneladas); além de intervenções em 40 municípios, somando mais de R$ 1 bilhão, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades; e a geração média anual de 7.000 empregos nos próximos dez anos.

Como secretário do Governo de Sumaré (2017/2018), Dirceu Dalben atuou no sentido de dialogar e analisar junto à Rumo as necessidades do município, como a construção destes três novos viadutos.

Já como deputado estadual, em setembro de 2019, participou de audiência pública do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília, e expôs aos ministros Augusto Nardes (TCU) e Tarcisio Gomes de Freitas (Infraestrutura) os benefícios que a renovação antecipada traria aos municípios paulistas.

Defendeu também a utilização da ferrovia para o transporte de passageiros, com a implantação do Trem Intercidades de São Paulo a Campinas inicialmente e, posteriormente, até o Interior.

Já no fim de outubro de 2019, o deputado acompanhou a visita do ministro Nardes a algumas cidades paulistas, como Sumaré e Hortolândia, realizada com a finalidade de conhecer de perto a estrutura da linha férrea e a operação do transporte de cargas realizado pela concessionária Rumo.

Foram diversas outras reuniões realizadas também com prefeitos, com a equipe da Rumo, representantes do Governo do Estado e com o vice-governador, Rodrigo Garcia, somando esforços e cobrando mais agilidade dos órgãos responsáveis para que essa renovação saísse do papel o quanto antes, antecipando as melhorias para a população.

Agora, o deputado segue acompanhando a execução do contrato.