Nossa Cidade
Dia D da Campanha contra Sarampo estenderá cobertura vacinal ao Shopping e Supermercados de Sumaré
A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realiza neste sábado (30), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo na cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica a imunização acontecerá das 8h às 17h, nas 21 Unidades de Saúde fixas e mais três unidades volantes, na USF (Unidade de Saúde da Família) Virgílio Viel e duas na Vila Soma. A população contará também com a vacinação no Shopping Park City, das 10h às 15h. A vacina contra o sarampo estará disponível no Arena Atacado (Matão) e nos Supermercados GoodBom (Maria Antônia e Área Cura), Paraná (Picerno) e Pague Menos (Nova Veneza), das 8h ao meio dia. Durante todo o dia 140 profissionais estarão envolvidos na ação do Dia D.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Município conta com seis mil doses da vacina em estoque. Nesta segunda etapa estão sendo vacinados os jovens de 20 a 29 anos. Mas como a campanha é de forma seletiva poderão ser vacinadas as pessoas de 1 a 59 anos, que ainda não receberam ou que precisam receber a segunda dose da vacina. As vacinadoras avaliam a situação individualmente, conforme o calendário vacinal vigente. Por isso, é de extrema importância que compareçam às unidades com a carteirinha de vacinação para avaliação e registro da vacina. “O sarampo também é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, é importante que as pessoas compareçam à unidade para tomar a vacina”, explicou o prefeito Luiz Dalben
Desde o início da campanha, no dia 18, 446 jovens procuraram a sala de vacina, sendo que 235 foram vacinados. Desses, 109 jovens com idade entre 20 e 24 receberam a dose. Já na faixa etária de 25 a 29 anos foram vacinados 126 jovens. A vacinação para pessoas nessa faixa etária deve ser feita em duas doses e na campanha serão utilizadas a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dupla viral (sarampo e caxumba), que devem ser administradas com um intervalo mínimo de 30 dias. No caso da campanha nacional direcionada para adultos de 20 a 29 anos de idade, a justificativa do Ministério da Saúde é que esse público registre um número significativo de casos confirmados da doença este ano, sendo necessário aumentar a cobertura vacinal nessa faixa etária.
Até o momento, foram confirmados oito casos de sarampo no município. São crianças que residem nos bairros Jardim Nova Terra, Jardim Ypês, Parque Florely, Santa Terezinha, Jardim Paulistano, Condomínio Coronel, Vila Santana e Jardim Primavera, com idades entre 1 e 12 anos. Todos tiveram boa evolução e encontram-se bem de saúde. Em nenhum dos casos foi necessária hospitalização.
Os sintomas do Sarampo são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença.