Connect with us

Nossa Cidade

Dia D da Campanha contra Sarampo estenderá cobertura vacinal ao Shopping e Supermercados de Sumaré

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realiza neste sábado (30), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo na cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica a imunização acontecerá das 8h às 17h, nas 21 Unidades de Saúde fixas e mais três unidades volantes, na USF (Unidade de Saúde da Família) Virgílio Viel e duas na Vila Soma. A população contará também com a vacinação no Shopping Park City, das 10h às 15h. A vacina contra o sarampo estará disponível no Arena Atacado (Matão) e nos Supermercados GoodBom (Maria Antônia e Área Cura), Paraná (Picerno) e Pague Menos (Nova Veneza), das 8h ao meio dia. Durante todo o dia 140 profissionais estarão envolvidos na ação do Dia D.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Município conta com seis mil doses da vacina em estoque. Nesta segunda etapa estão sendo vacinados os jovens de 20 a 29 anos. Mas como a campanha é de forma seletiva poderão ser vacinadas as pessoas de 1 a 59 anos, que ainda não receberam ou que precisam receber a segunda dose da vacina. As vacinadoras avaliam a situação individualmente, conforme o calendário vacinal vigente. Por isso, é de extrema importância que compareçam às unidades com a carteirinha de vacinação para avaliação e registro da vacina. “O sarampo também é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, é importante que as pessoas compareçam à unidade para tomar a vacina”, explicou o prefeito Luiz Dalben

Desde o início da campanha, no dia 18, 446 jovens procuraram a sala de vacina, sendo que 235 foram vacinados. Desses, 109 jovens com idade entre 20 e 24 receberam a dose. Já na faixa etária de 25 a 29 anos foram vacinados 126 jovens. A vacinação para pessoas nessa faixa etária deve ser feita em duas doses e na campanha serão utilizadas a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dupla viral (sarampo e caxumba), que devem ser administradas com um intervalo mínimo de 30 dias. No caso da campanha nacional direcionada para adultos de 20 a 29 anos de idade, a justificativa do Ministério da Saúde é que esse público registre um número significativo de casos confirmados da doença este ano, sendo necessário aumentar a cobertura vacinal nessa faixa etária.

Até o momento, foram confirmados oito casos de sarampo no município. São crianças que residem nos bairros Jardim Nova Terra, Jardim Ypês, Parque Florely, Santa Terezinha, Jardim Paulistano, Condomínio Coronel, Vila Santana e Jardim Primavera, com idades entre 1 e 12 anos. Todos tiveram boa evolução  e encontram-se bem de saúde. Em nenhum dos casos foi necessária hospitalização.

Os sintomas do Sarampo são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença.

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré antecipa férias escolares da Rede Municipal de Educação

Published

on

Como parte das ações municipais para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e, considerando as medidas adotadas pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Sumaré antecipou 15 dias das férias escolares de julho da Rede Municipal de Educação. O período de férias teve início nesta segunda-feira e prossegue até o dia 20 de abril. 

Além de atender os 22 mil alunos da Rede Municipal de Educação, a medida se estende aos 1.294 colaboradores municipais, entre professores, coordenadores e orientadores. Ao fim do período, será avaliada a necessidade de manter ou não as férias.

As aulas das escolas municipais já estão suspensas desde o dia 23 de março, no entanto, os profissionais mantinham a rotina de trabalho à distância. Vale lembrar que as tarefas escolares preparadas pelo corpo docente da rede municipal continuam à disposição para acesso remoto gratuito dos alunos por meio do site www.academicitl.com.br.

“Estamos passando por um período difícil e todas as ações de enfretamento ao coronavírus são fundamentais para passarmos por esse momento com o menor impacto possível. As aulas já estavam suspensas e a Rede Municipal continuará com servidores à disposição. Vamos continuar trabalhando incansavelmente e com muita fé de que logo passaremos por tudo isso”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

KIT NUTRICIONAL

            O cronograma de entrega dos kits nutricionais continua. Nesta semana, a Prefeitura de Sumaré, por intermédio de ação conjunta entre as Secretarias de Educação e de Inclusão Social, realiza a segunda remessa de entregas. Os pais não precisam se apressar, pois a Administração Municipal se preparou para atender todos os estudantes da Rede Municipal que precisam da merenda escolar como complemento alimentar durante esse período do bloqueio social.

A distribuição está acontecendo em duas fases: os alunos cadastrados no Programa Bolsa Família podem fazer a retirada na escola onde estudam entre os dias 6 e 8 de abril, das 9h30 às 14h30. A segunda fase é para os demais pais de alunos não cadastrados no programa e que manifestarem interesse no kit. Eles deverão fazer agendamento prévio, via telefone, na unidade escolar onde o filho estuda. Os kits são compostos de arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, biscoito, achocolatado em pó e bolos (tipo Pullman).

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré recebe doação de 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção

Published

on

Desde a semana passada, o almoxarifado da Prefeitura de Sumaré tem recebido doações de diversas empresas da cidade.

A Spartan do Brasil é uma das empresas parceiras e doou aproximadamente 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção, que serão direcionados para uso nas unidades da rede municipal de saúde.

“A solidariedade é uma grande aliada para combater a propagação do coronavírus. Cada doação é fundamental, por isso, agradecemos todas as empresas que estão contribuindo com nossas ações nesse momento delicado que estamos enfrentando. Juntos somos mais fortes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A empresa Alfa Química já fez duas doações, totalizando 1.400 litros de álcool em gel 70% e 300 litros de água sanitária. Os galões também serão encaminhados para o uso da equipe municipal de saúde.

OUTRAS DOAÇÕES

A adesão de empresas parcerias não para por aí. A IC Transportes disponibilizou 7.000 unidades de luvas de látex, 200 óculos protetores e 110 aventais.

A Selmi doou 80 litros de álcool líquido e quatro termômetros infravermelhos. Além destas, a Adere colaborou com luvas de látex, limpador multiuso, sabonete líquido, pedras sanitárias, toalhas de papel e sanitos.

Continue Reading

Nossa Cidade

Coca-Cola Sumaré ajuda no transporte de 250 mil litros de álcool 70% ao SUS de São Paulo

Published

on

O apoio à logística de distribuição é fundamental para que o produto seja entregue aos quartéis do Corpo de Bombeiros das 16 regionais do estado. Unidade de Sumaré participa da ação

Consciente do seu papel social, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola em volume de vendas do país e com Centro de Distribuição (CD) localizado na cidade de Sumaré, também entrou na luta pelo combate ao coronavírus. A companhia disponibilizou sua frota de caminhões para realizar o transporte de 250 mil litros de álcool 70% líquido para a rede pública de saúde do estado de São Paulo. A unidade de Sumaré participa com a entrega do produto para municípios da região de Campinas.

A iniciativa é uma parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), principal entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, responsável pela doação do álcool (produção e envase em galões de 250 litros e bombonas de 20 e 5 litros, já utilizáveis pelos serviços de saúde).

“Para nós, da Coca-Cola FEMSA, apoiar uma iniciativa dessa proporção em um momento tão sensível quanto o que estamos passando, reforça nosso compromisso social. Estamos vivendo uma situação que demanda esforços coletivos, por isso nos unimos em uma parceria que permite contemplar um número maior de pessoas”, afirma o diretor geral, Ian Craig.

Os recipientes serão direcionados às 16 regiões administrativas em uma divisão que leva em consideração o número de habitantes, com entrega em centrais do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo notificará as prefeituras de cada regional sobre os respectivos volumes e a disponibilidade para retirada.

Os parceiros voluntários são essenciais nesse processo. Além do envase realizado nas usinas, a Laticrete|Solepoxy, situada em Sumaré, está acondicionando mais de 10 mil litros de álcool 70% por dia; a IHARA, a UNIPAC (Grupo Jacto) e a Braskem doaram bombonas; a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) ajuda com o deslocamento da carga em veículos próprios, e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) está contribuindo com o óleo diesel usado. 

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção.

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a maior entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, reunindo produtores de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana, 60% da produção de etanol e quase 70% da bioeletricidade ofertada para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Continue Reading