Em celebração ao Dia da Árvore, Meio Ambiente de Sumaré lança Campanha de Incentivo à Arborização Urbana com inédito ‘delivery’ de mudas

A Arborização Urbana desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população. Plantadas ao longo de ruas e avenidas, as árvores produzem sombra, absorvem a radiação solar, deixando o ar mais fresco e menos poluído, além de amenizar também a poluição sonora. Pensando nestes e outros inúmeros benefícios proporcionados pelo plantio de árvores no meio urbano, neste mês em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro), a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré lança a Campanha de Incentivo à Arborização Urbana com um projeto inédito: o “delivery” de mudas de árvores.

O objetivo é, principalmente, incentivar a população a plantar árvores. Basta o morador entrar em contato com a secretaria, pelo telefone (19) 3903-2431 para demonstrar o interesse e fazer o cadastro. Ele será orientado com todas as informações necessárias sobre espécies adequadas, plantio e manutenção e será agendada a entrega em residência. Isso mesmo, a equipe do Meio Ambiente de Sumaré levará a muda de árvore até a casa do morador!

“As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, um grande berçário de árvores que fica na área do Horto Florestal, e são cedidas gratuitamente à população. Lançamos este projeto em celebração ao Dia da Árvore, mas ele irá se estender, orientando e incentivando o plantio de árvores em ruas, praças e calçadas”, explicou o secretário da pasta, Carlos Barijan.

O Viveiro Municipal de Sumaré conta com mais de 50 mil mudas de árvores. Cedro, Jacarandá, Aroeira e o famoso Pau-Brasil são algumas espécies. Nativas, frutíferas ou apropriadas para calçadas, as mudas são utilizadas nas ações de Arborização Urbana promovidas pela Prefeitura em todas as regiões da cidade e também estão disponíveis para doação aos moradores. O Viveiro Municipal fica no Horto Florestal de Sumaré, na Estrada Municipal Teodor Condiev e a entrada é gratuita.

Até duas unidades, a retirada pode ser feita diretamente no Viveiro, mediante assinatura do termo de compromisso. Acima desta quantidade, o munícipe deve fazer a solicitação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Eugenia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera, na região Central de Sumaré. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas. A secretaria conta com equipe especializada para orientar o plantio.


“Estamos muito felizes em anunciar esta iniciativa e esperamos, muito em breve, ver nossa cidade ainda mais verde, bonita e sustentável. Desde 2017, por meio do projeto “Replantar”, promovemos o plantio de aproximadamente 35 mil mudas de árvores em ações voltadas à conservação e recuperação ambiental do município e esse número vai aumentar ainda mais, melhorando a qualidade de vida da população”, pontuou o prefeito Luiz Dalben.