segunda-feira, Maio 21

Em nova parceria na área da Saúde, alunos da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic auxiliarão em atendimento na UPA Macarenko

 

 

Sumaré, 09 de maio de 2018.

 

A Prefeitura de Sumaré e a Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic deram início esta semana a mais uma importante parceria em benefício da população, na área da Saúde. Em breve, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko receberá alunos dos 5º e 6º anos de Medicina, que auxiliarão nos atendimentos aos pacientes, sempre sob a supervisão de professores e dos médicos da unidade. E o mais importante: a parceria não trará gastos ao município.

Uma equipe da faculdade esteve na UPA na terça-feira, dia 9, acertando os últimos detalhes da parceria. A previsão é que, no próximo mês, os “estagiários” já estejam em atividade. Compareceram na unidade o diretor da faculdade, doutor Guilherme Succi, e a coordenadora de Clínica Médica, doutora Márcia Scolfaro Carvalho. A visita técnica foi acompanhada pelo diretor clínico da Saúde de Sumaré, doutor Abner Alberti, pelo diretor clínico da UPA, doutor Heleson Castro, e pela coordenadora CAEPS (Centro de Apoio à Educação em Saúde), Marcia Borges.

Os alunos, acompanhados de profissionais da UPA e da universidade, auxiliarão no atendimento em urgência e emergência, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e clínica geral. “Esta é mais uma importante iniciativa no sentido de humanizar a Saúde de Sumaré, e sem gerar qualquer despesa aos cofres públicos. De um lado, ganha a nossa população, que terá mais profissionais à disposição. Além disso, a presença dos alunos e professores também vem incentivar a capacitação e atualização dos nossos funcionários, trazendo a proposta de novos estudos de casos, pesquisas, publicações científicas. Isso tudo reflete em um atendimento de mais qualidade aos nossos munícipes. De outro lado, também ganham os estudantes, com uma oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula, adquirindo experiência”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Por meio da parceria, a universidade ainda oferecerá cursos de qualificação para os profissionais da UPA. “Sem dúvidas, é um importante projeto que vem contribuir para o processo de reestruturação da Saúde de Sumaré, que já registrou grandes avanços no último ano. A UPA Macarenko será apenas o pontapé inicial dessa parceria. Nossa intenção é expandi-la em seguida para o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), que será inaugurado em breve, e, depois, para toda a rede de atenção básica”, explicou o secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti.