Sumaré, 6 dezembro de 2017
Em uma parceria inédita, alunos do curso técnico de Informática da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini estão desenvolvendo para a Prefeitura de Sumaré um aplicativo oficial para celular (mobile) para atendimento ao cidadão. Pelo app, o morador poderá solicitar serviços, realizar denúncias e ter acesso a informações de utilidade pública, como horários de ônibus e telefones de emergência.
O trabalho é uma iniciativa das secretarias municipais de Educação e de Administração e Recursos Humanos. Os alunos participantes do projeto – Matheus Hackmann (17 anos), João Roberto Cavina (16 anos) e Paulo Henrique Lemes Costa (16 anos) – estão no 3º ano do curso de Informática e contam com a supervisão do Gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura, Daniel Alves, e do diretor do colégio, professor Clóvis Vianna.
“Esta é mais uma iniciativa do nosso governo no sentido de acompanhar os avanços digitais e utilizar as tecnologias em benefício dos nossos moradores, desburocratizando alguns procedimentos, facilitando o acesso do cidadão e garantindo maior agilidade na execução dos serviços públicos. É um importante passo no processo de modernização da Prefeitura de Sumaré, e isso tudo sem custos aos cofres municipais, através de um trabalho desenvolvido por jovens da nossa rede de ensino, moradores de Sumaré e futuros profissionais altamente capacitados para o mercado”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
O diretor da EM Dr. Leandro Franceschini comemorou a parceria. “Esta é uma excelente oportunidade para os nossos alunos, permitindo que eles façam parte do processo de desenvolvimento de Sumaré – uma iniciativa inédita na cidade. Agradecemos ao prefeito Luiz Dalben pela parceria, que também vem para mostrar ao mercado de trabalho a capacidade técnica dos nossos alunos, mostrar que a Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini é uma escola pública, mantida pela Prefeitura, com ensino de qualidade. Depois de implantado o aplicativo, o colégio vai continuar oferecendo manutenção e atualização do aplicativo”, destacou Clóvis Vianna.
Por meio do app, os cidadãos poderão solicitar a troca de uma lâmpada queimada na rua, poda de árvore, roçagem de mato, tapa-buraco, poderão acionar equipes técnicas específicas como agentes de combate à dengue, agentes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além de denunciar descarte irregular de resíduos, atos de vandalismo, entre outros. O aplicativo também disponibilizará aos moradores informações como datas e horários das feiras livres, itinerários dos ônibus e telefones úteis.
“É uma parceria de ganha-ganha. Os alunos estão ganhando uma experiência única ao abraçar este trabalho de tamanha responsabilidade, enquanto o Município e os cidadãos ganharão um aplicativo excelente, de última geração. É uma iniciativa dentro da proposta do prefeito Luiz Dalben de buscar alternativas para executar projetos importantes para a cidade, com o menor custo possível”, finalizou o gerente de TI da Prefeitura, Daniel Alves.
Share this content: