Connect with us

Nossa Cidade

Em sua 4ª etapa, Campanha de Castração Animal da Prefeitura de Sumaré atendeu mais 130 animais

Publicado

em

A Campanha de Castração Animal da Prefeitura de Sumaré atendeu 130 animais, entre cães e gatos, durante a sua 4ª etapa realizada no último sábado, 27 de setembro, no Jardim Maria Antonia. Os animais atendidos recebem cuidados comunitários ou são pertencentes a famílias de baixa renda, e já estavam cadastrados na “fila de espera” pelo benefício gratuito. Durante o procedimento, o animal também recebe a microchipagem com o objetivo de promover a “guarda responsável”, além do fácil acompanhamento vacinal.

Com os atendimentos realizados durante o sábado, a Campanha de Castração Animal chegou aos 400 animais beneficiados neste ano. No dia 9 de maio, os atendimentos da 1ª etapa foram realizados na Vila Menuzzo e beneficiou 70 felinos da região Central, Jardim Maria Antonia e Matão. No dia 6 de junho, a 2ª etapa aconteceu na Associação de Moradores do Parque Bandeirantes e atendeu 100 cães. Na 3ª etapa, realizada no dia 14 de agosto na sede do Centro de Controle de Zoonoses, foram atendidos mais 100 pets.

Durante o processo cirúrgico, os animais passam por uma avaliação clínica prévia e recebem uma anestesia geral. A castração em machos consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Trata-se de uma cirurgia de baixo risco e o animal é liberado assim que o efeito da anestesia é revertido.

Já a microchipagem é uma identificação eletrônica, na qual um microchip é inserido na região da nuca do animal. Este equipamento (do tamanho de um grão de arroz) é cadastrado em um banco de dados nacional contendo espécie, cor do pelo, idade, sexo e raça do animal e não requer qualquer tipo de manutenção.

“A castração e microchipagem são ações fundamentais que contribuem para o controle de natalidade e a ‘guarda responsável’ destes animais. A castração inibe a reprodução descontrolada e o microchip permite que tenhamos o acesso ao nome e endereço do responsável pelo ‘pet’ que for encontrado abandonado”, contou o gerente da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), veterinário Ricardo Telli.

Publicidade

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva e UVZ da Prefeitura, as etapas da campanha acontecem de forma itinerante. Os atendimentos só são feitos a partir de agendamento prévio realizado pela equipe da UVZ. As famílias são comunicadas para levarem seus animais ao local. Mais informações pelo telefone (19) 3883.7486.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook