Em Sumaré, Associação Griots participa da 6ª edição do OABril Azul
O movimento Abril Azul é uma ação global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mais do que apenas disseminar informações, a campanha busca sensibilizar a sociedade, convidando todos a entenderem a neurodiversidade e a reconhecerem o potencial singular de cada pessoa com TEA.
A Associação Griots – Os Contadores de Histórias abraçou novamente essa causa e estará presente na sexta edição do OABril Azul, nodomingo, 6 de abril, das 9h às 12h30, na Praça Rosa Maluf (Praça do Canon), em Sumaré/SP. O evento, organizado pela OAB Sumaré, por meio da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em parceria com a Prefeitura Municipal, também celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.
Os voluntários da Associação Griots irão realizar contação de histórias, mas o evento também contará com diversas atrações, todas gratuitas. “A Associação Griots vem participando desse evento desde a primeira edição e é um orgulho e uma grande satisfação para gente”, celebra Márcio Henrique, voluntário Griots, que explica. “Todo ano nós temos um espaço na praça do evento, onde conversamos com as crianças, contamos histórias e somamos força nesse movimento tão importante de inclusão e acolhimento”, completa Márcio.
E, além do convite para o evento, Márcio também comenta da campanha de arrecadação de brinquedos que organiza na cidade. “Nos meses de outubro e de dezembro, a equipe Griots do Hospital Estadual de Sumaré faz uma ação de distribuir brinquedos e livros para crianças internadas durante o Dia das Crianças e o período de Natal. Então, quem quiser fazer uma doação de livro ou brinquedo usado, já pode levar durante OABril azul, que haverá um posto de arrecadação”, explica ele.
Associação Griots – Os Contadores de Histórias
Fundada em 2003, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias é uma entidade sem fins lucrativos, cujos voluntários usam a contação de histórias como ferramenta de apoio emocional para crianças-pacientes hospitalares e seus familiares. Por meio de histórias leves, alegres e motivadoras, os voluntários favorecem a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar dos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. As primeiras atividades foram no setor de pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP, e ao longo dos anos se estendeu por 11 hospitais e 4 casas de idosos, de 7 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré.
Atualmente, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias conta com patrocínio da CPFL Energia e Unimed Campinas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Proac-ICMS – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.
Serviço
Participação da Associação Griots – Os Contadores de Histórias no OABril Azul – Sumaré
Data: 06 de abril
Horário: 9h às 12h30
Local: Praça Rosa Maluf (Praça do Canon), em Sumaré/SP
Evento aberto e gratuito.
Saiba mais sobre a Associação Griots – Os Contadores de Histórias – https://griots.org.br/
Share this content: